A mostra “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas” sobre o arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), que completaria 100 anos em 2015, ocupará as salas 4 e 5 do Museu Oscar Niemeyer (MON) a partir da próxima quinta-feira (27). Na abertura, as curadoras Giceli Portela e Maria José Justino conversam com mediação de Jeferson Dantas Navolar, presidente do CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná), no Miniauditório do MON, às 18h, com entrada franca.
A exposição traz projetos originais, desenhos artísticos e maquetes, além de obras de artistas dos movimentos modernistas que influenciaram o trabalho de Artigas. Fotografias, vídeos, documentos do acervo familiar e recortes do documentário produzido em comemoração do centenário também ganham espaço. A mostra será organizada cronologicamente a partir da vida e da obra do arquiteto, que se distribuirá em seis núcleos expositivos. O público poderá conferir a exposição até 14 de fevereiro de 2016.
Apesar de ser um dos nomes mais respeitados na arquitetura brasileira do século 20, Artigas ainda é pouco divulgado em sua terra natal. Ainda assim, entre projetos, estudos e anteprojetos, deixou cerca de 30 obras espalhadas pelo Paraná, principalmente na capital e em Londrina. Dentre os 700 projetos que produziu durante sua carreira destacam-se: Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; Passarelas Urbanas; Estádio de Futebol do Morumbi; clubes, sindicatos e várias casas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião