Nem só de selfie vive a fotografia de celular. Exemplos das inúmeras possibilidades artísticas que a ferramenta oferece vão servir de inspiração para aqueles que forem visitar as exposições da série (In)Formando Novos Talentos, que acontecem entre os dias 8 de fevereiro e 12 de março no Museu Municipal de Arte (MuMA) e durante todo o mês de março na Galeria Teix.
Alan Nihei , Ana Karina Prado, Bruno D. Sampaio, Cesinha Marin, Christian Schönhofen, Daniel Rebello, Gabriel Ekermann Fiori, Jacke Sakai, JanaineSetenarsky, Juliana Rybzinski, Lucia Biscaia, Mariana Alves, Matheus Schemiko, Michelle Barllet, Raina Costa, Tessalia S. de Castro, Tom Pesch, Verônica Filipak, Vinícius Cidral e Wanderson Mosco.
Idealizada por Vanessa Múrio e Mauricio Vieira, a iniciativa teve início com um concurso no qual foram selecionados, entre cerca de cem inscritos, vinte trabalhos de fotógrafos amadores locais, com tema livre e que fossem realizados com o uso de celulares.
Vanessa ressalta a importância da contrapartida social do projeto: “além de trazer a público os novos talentos, também existe a preocupação de ajudar a construir uma linguagem que valorize o olhar, a vivência de cada um”, comenta.
Nesse sentido, os finalistas participaram ainda de workshops que abrangeram desde edição de imagem, integração imagem/texto e construção da narrativa, alinhando aprimoramento de técnicas e elaboração conceitual do trabalho.
Em termos conceituais, um dos destaques é o trabalho de Lucia Biscaia. Com a proposta de discutir a realidade da autoimagem construída pelo individuo através das redes sociais, ela insere uma “mini família” feita de bonecos em fotos reais, questionando a fragilidade do processo de percepção social na contemporaneidade. Uma das imagens da série lhe rendeu o convite para participar do Festival de Tiradentes, um dos mais importantes do circuito nacional de fotografia.
Além das exposições, também foi elaborado um livro catálogo que reúne a produção dos artistas selecionados, com maior destaque para os cinco primeiros colocados, que serão anunciados na abertura da exposição no MuMa.
Serviço
Onde: Museu Municipal de Arte – MUMA (Av. República Argentina, 3430, Portão)
Quando: 08/02/2017 a 12/03/2017
Quanto: entrada gratuita
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”