Um muro no bairro São Francisco será transformado em suporte neste sábado (6) para a criação de histórias colaborativas. O evento WallPeople é uma iniciativa surgida em Barcelona (Espanha) em 2009 que já chegou a 45 cidades de todo o mundo. Agora, é realizado pela primeira vez em Curitiba.
Os interessados em participar têm das 15 horas às 17h30 do sábado para comparecer à Rua Jaime Reis; o muro fica em frente ao Fidel Bar (número 320).
A atividade será iniciada por três escritores, que afixarão ao muro três inícios de história escritas em papel. Na sequência, quem quiser participar poderá escrever até dez palavras que façam sentido como continuação. O material para a escrita estará disponível no local.
Haverá também espaço para outros trabalhos, como ilustração, stêncil, poemas etc. Organizadores presentes no local orientarão a participação de todos. O curioso é que um calígrafo também estará à disposição caso alguém não se sinta à vontade com sua própria letra.
Arte de rua
A ação espanhola – agora internacional – foi idealizada por artistas ligados a ações colaborativas. Todas as cidades envolvidas farão o trabalho ao mesmo tempo neste sábado, incluindo São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.
A coordenadora em Curitiba é Ana Luísa Fayet Sallas, professora de Ciências Sociais da UFPR , que integra o centro de estudos de Cultura e Imagem da América Latina.
Ela conheceu a atividade no México, quando pesquisava manifestações culturais, e ficou encantada. “No final, as pessoas trocavam os itens que elas tinham colado, desenhos, pinturas, e aquilo me impressionou muito”, contou à Gazeta do Povo.
Cada edição tem um tema, que desta vez é “Writing Wall People”, ou seja, o foco principal é a escrita, mas também será permitido colaborar com imagens.
ARTE URBANA
Rua Jaime Reis, 320, em frente ao Fidel Bar. Bairro São Francisco, em Curitiba. Dia 6, das 15h às 17h30. Participação livre.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos