O Museu da Fotografia de Curitiba recebe, a partir desta terça-feira (9), a exposição fotográfica que reúne as melhores imagens da 10ª edição do prêmio New Holland de Fotojornalismo, voltado para a cultura do campo de países da América do Sul.
11º Prêmio New Holland tem inscrições abertas
As inscrições para o 11º Prêmio New Holland de Fotojornalismo estão abertas até o dia 26 de junho. Neste ano serão distribuídos 40 mil reais em prêmios para fotógrafos de toda a América do Sul em duas categorias: Profissionais e Aficionados (não profissionais). Cada fotógrafo pode inscrever até dez fotos.
Na categoria Profissionais, o “Grande Prêmio” vai ser dado à melhor fotografia eleita pelo júri e o “Prêmio Especial Máquinas New Holland” será do profissional com a melhor fotografia de uma máquina da marca em campo. Seguindo esse mesmo critério, estão reservados outros dois prêmios para a categoria Aficionados. Além das fotografias vencedoras, o júri selecionará outras imagens inscritas para compor uma exposição itinerante.
As inscrições podem ser realizadas pelo site do prêmio .
Além das seis fotos vencedoras do concurso, outros 24 trabalhos vão ser expostos na mostra, que fica em cartaz até o dia 5 de julho.
Entre as 26 fotos selecionadas para a exposição em Curitiba, duas delas são de autoria de repórteres fotográficos da Gazeta do Povo: Daniel Castellano e Henry Milléo – vencedor da oitava edição do concurso, em 2012.
A imagem assinada por Milléo foi feita em outubro de 2013, em Cafelândia, no interior do estado, durante a produção de uma matéria para a série Bem Feito no Paraná. O tema era o desenvolvimento da cooperativa de produção de aves Copacol.
“Fiquei uns dez minutos esperando os pintinhos se acostumarem com a minha presença, e quando eu fui tirar um deles saiu. Aí a foto pareceu como uma petalazinha caindo de uma flor”, relembra o profissional.
Já a imagem feita pelo fotógrafo Daniel Castellano é de uma colheita de soja em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.
A foto registrou uma nuvem pesada de “chuva de manga” (chuva passageira) localizada exatamente sobre o campo de colheita visitado pelos repórteres, em uma produção para o caderno de agronegócio da Gazeta do Povo.
Destaque
A foto vencedora da edição 2014 do prêmio, na categoria Profissional, é do editor de fotografia do jornal Folha de Londrina, Sergio Ranalli, com a imagem “Os repolhos do gelo”.
A fotografia foi tirada em julho de 2013, após um período depois de geadas que castigou o Norte do Paraná, e mostra uma criança agachada ao lado das hortaliças congeladas.
Eleita como a melhor fotografia de agricultura da América do Sul, a imagem já havia faturado a segunda colocação no Prêmio Massey Fergusson de Jornalismo.
Data: 9 de junho a 5 de julho
Horários: 9h às 12h e 14h às 18h (3ª a 6ª-feira) e 12h às 18h (sábado e domingo)
Local:Museu da Fotografia - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão, Centro Curitiba (PR)
Deixe sua opinião