Estreia nesta quarta-feira (30) no canal fechado Arte 1 a série de documentários “Arquitetos Brasileiros”, coprodução do canal com a produtora Aiuê.
Cada um dos 13 episódios terá como tema um arquiteto consagrado do país, com foco no eixo Rio–São Paulo. “Tínhamos a ideia de discutir as questões da cidade e nada mais natural do que falar de arquitetura”, afirma Jorge Saad, produtor da série.
O programa de estreia fala sobre Marcos Acayaba, criador das residências Milan, onde mora, e Olga, casa do engenheiro Hélio Olga Jr, ambas em São Paulo.
A lista completa inclui Marcelo Ferraz, Ruy Ohtake, Rosa Klias, Siegbert Zanettini, Marcio Kogan, Indio Da Costa, Carlos Bratke, Roberto Loeb, Mauro Munhoz, Aflalo Gasperini, Arthur Casas e Paulo Jacobsen.
“É muito importante expandir os horizontes da população em relação à diversidade de arquitetura que nós temos”, conta Saad.
SÉRIE
Canal Arte 1 (183 pela Sky, 53 na Net, 31 pela Claro TV, 85 na Oi TV, 84 pela GVT). O programa vai ao ar toda quarta-feira, às 20h30.
Foram oito meses entre os primeiros contatos com os arquitetos e a finalização da edição. “Por ser uma série documental, tem um cuidado especial com a montagem, trilha sonora, tratamento de imagem, é um processo bem elaborado”, explica.
Em cada episódio, o programa discute a evolução da arquitetura, as influências que nortearam o trabalho do arquiteto e seu processo criativo, além de contar sobre a relação de suas obras com o meio, discutir materiais, design e função.
O arquiteto retratado ainda é levado para um passeio por uma de suas obras.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura