Criador do visual dos filmes da franquia Guerra nas Estrelas, o artista gráfico Ralph MacQuarrie morreu neste sábado (03), aos 82 anos. MacQuarrie foi o responsável por traduzir as ideias do roteirista e diretor George Lucas que resultaram em personagens como Chewbacca, os robôs R2-D2 e C3PO e o vilão Darth Vader, entre outros.
Nascido em 13 de junho de 1929, ele vivia em Berkeley, na Califórnia, com a esposa, Joan. O artista havia parado de trabalhar, de acordo com o seu website pessoal, devido à complicações causadas pelo mal de Parkinson, que lhe custaram o controle dos movimentos da mão direita.
"Sempre me lembrarei dele como um amigo e colaborador atencioso, paciente e maravilhosamente talentoso", disse Lucas ao site NewsQuod. O diretor afirmou que várias gerações por vir vão se beneficiar das contribuições de MacQuarrie à indústria cinematográfica.
O artista se mudou de Indiana para a Califórnia no início da década de 1960, para trabalhar em desenvolvimento de desenhos conceituais para a fabricante de aviões Boeing, mas suas ilustrações rapidamente passaram a aparecer regularmente em posters de filmes de Hollywood.
Além de Guerra nas Estrelas, MacQuarrie colaborou com outros importantes projetos no gênero de ficção científica, como Contatos Imediatos de 3º Grau, ET - O Extra-Terrestre, Cocoon e Jurassic Park.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia