Se o deus do trovão Thor, da mitologia nórdica, mereceu a sua versão em quadrinhos, por que os heróis equivalentes da mitologia yorubá não podem ganhar também suas próprias aventuras reticuladas?
Usando todos os seus poderes como criador de universos fantásticos, o quadrinista baiano Hugo Canuto propôs, em uma aliança intercultural com a internet, um processo de financiamento coletivo para a concretização do projeto The Orixás – Contos de Òrun Àiyé,que pretende dar formas, cores e onomatopeias às histórias presentes nessa cultura originária da Nigéria e Congo, mas também muito presente na miscelânea de influências culturais brasileiras.
Essa busca por novas referências é bastante presente no trabalho de Canuto, que já tem no currículo a publicação “A Canção de Mayrube”, inspirada nos mitos dos povos ancestrais da América. A capa do projeto é inspirada em uma edição clássica de “Os Vingadores” – em uma clara homenagem a Jack Kirby e Stan Lee –, ídolos do autor.
Há 53 dias do final da campanha, 74% da meta (que é de R$ 12.000) já foi alcançada. Esse dinheiro vai garantir uma edição de 80 páginas, além de brindes para os apoiadores que vão desde exemplares autografados, pôsteres exclusivos, até camisetas e artes originais.
Vídeo promocional do projeto:
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada