A maior parte da programação da Corrente Cultural 2015 é formada por de Curitiba. Eles foram selecionados por meio de uma seleção pública, que escolheu 24 nomes entre mais de 300 inscritos. Veja quem toca o quê:
POP/ROCK
Cefa
Banda curitibana formada em 2009, trabalha com estilos como o hardcore em canções “melódicas” sobre dramas e angústias pessoais. Lançou em setembro seu primeiro álbum, “O Fantástico Azul Ao Longe”.
Djoa
Formada em 1999, a banda tem influências de estilos como o post-grunge e se prepara para lançar o quarto álbum.
Leash
Formado há cerca de dez anos, a banda curitibana ficou conhecida por participar do reality show Superstar, da Rede Globo. É influenciada por artistas como Armandinho e Jack Johnson.
Machete Bomb
Liderada pelos experimentos de Madu com o cavaco, a banda curitibana mistura rock com elementos da música brasileira e do rap. O grupo tem três EPs lançados – as 23 músicas podem ser ouvidas no site da banda (www.machetebomb.com.br).
Formada em 2012, a banda lançou seu segundo álbum, “Um Por Todos”, em julho deste ano. Faz um pop rock influenciado por estilos como o stoner rock e o metal alternativo. Junto com a Machete Bom, é uma das apostas do selo Caroçu, criado em Curitiba por Xandão Meneses, do Rappa, em parceria com o produtor Tom Saboia.
*Naked Girls and Aeroplanes
“Projeto de verão” de Rodrigo Lemos com integrantes da banda Esperanza, faz um indie rock melódico, com elementos de folk e lo-fi.
Namorada Belga
A banda curitibana insere elementos de estilos como o folk psicodélico e o indie pop em suas canções suaves de pop rock.
*Os Irmãos Carrilho
Duo de voz e violão inspirado na tradição do country americano e da música caipira brasileira, faz uma ponte entre Everly Brothers e Nhô Belarmino & Nhá Gabriela.
Pietro Dominiciano
Com influências como Moska, Radiohead, Beatles e Rodrigo Amarante, o músico curitibano lançou seu primeiro disco em 2015, com canções que orbitam gêneros como o samba rock e pela bossa nova.
BraveHeart
Banda fundada em 1992, influenciada por grupos como Metallica e Lynyrd Skynyrd, a BraveHeart se prepara para lançar um novo disco em 2015.
*Relespública
Veterana na cena local, foi uma das bandas curitibanas de maior expressão nacional tocando o bom e velho rock-and-roll.
*Lemoskine
Projeto de Rodrigo Lemos, ex-líder da Poléxia, chegou ao segundo álbum em 2015 incorporando elementos da soul e da black music.
Sara 572
Formada na década de 1990, em Pinhais, faz o que chama de “bronco rock”, utilizando elementos de estilos como o surf, o punk e o ska.
*Trombone de Frutas
Conhecido por suas performances incendiárias, o grupo mistura rock psicodélico com referências brasileiras como a Tropicália.
*Gentileza
A banda curitibana lançou seu segundo disco depois de seis anos da estreia discográfica. O álbum está mais enxuto e roqueiro, mas as principais marcas do grupo continuam ali: mistura de gêneros e letras irônicas e caprichadas.
JAZZ/R&B/BLUES
Big Time Orchestra
Requisitada em formaturas, casamentos e eventos corporativos, a big band curitibana fez sucesso no programa Superstar, da Rede Globo, com versões animadas para clássicos do pop e do rock-and-roll.
*Jenni Mosello
Aos 21 anos, a jovem artista canta profissionalmente desde 2012, quando começou a se apresentar com a banda de jazz Open em casas noturnas como o Full Jazz e Dizzy Café Concerto. Lançou em junho seu primeiro trabalho solo, o EP “Sketches”, que inclui composições próprias e incorpora influências do pop, do blues e do jazz.
* Lucian Araújo
Guitarrista da banda curitibana Cavernoso Viñon, o músico curitibano apresentou seu lado bluesman no recém-lançado disco de “blues brasileiro”, que inclui composições próprias, uma releitura para “Cordas de Aço”, de Cartola”, e clássicos como “Poor Boy” e “You Gotta Move”.
MÚSICA BRASILEIRA
Orquestra à Base de Sopro
É um dos grupos mantidos pela prefeitura de Curitiba, formado só por instrumentos de sopro, como saxofone, flauta e trompete. Desde 1998, já tocou com nomes importantes como Arrigo Barnabé, André Mehmari e Egberto Gismonti. Na Corrente, faz um show em homenagem a Pixinguinha.
* Du Gomide
Cantor, compositor, músico e produtor ligado a grupos como Real Coletivo Dub, Universo em Verso Livre e Serenô, Du Gomide lançou seu primeiro álbum solo em 2014. Com canções melodiosas e ensolaradas, “All In” apresenta uma espécie de resumo das várias influências musicais do artista, que se formou nas bases do rock e da música popular brasileira.
Sapato Furado Orquestra de Gafieira
Resgata o repertório dos tradicionais bailes de gafieira, com canções de sambas de breque, sincopado, samba-choro e afins.
INFANTIL
Cirandar
Misturando música, teatro e dança, este espetáculo apresenta cirandas de roda para crianças.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião