Ativistas do Movimento Cultura Resiste ocuparam na noite de sexta-feira o prédio da Caixa Cultural, em Curitiba. Com atrações culturais como shows e exibições de filmes, a ocupação foi batizada “Virada Contra Temer”.
Ao contrário do que ocorreu durante a ocupação do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que durou mais de um mês e teve início quando o presidente interino assumiu, em maio, os manifestantes definiram dia e hora para a ação terminar: neste sábado, às 22h. Como atração confirmada de encerramento está o rapper BNegão a partir das 20h.
Em acordo com a direção do equipamento cultural, os artistas deixaram o interior do prédio por volta das 12h deste sábado e se instalaram na calçada em frente, na Rua Conselheiro Laurindo.
“A gente entende que a Caixa Cultural é muito simbólica neste momento, porque sabemos que a luta não é só sobre cultura”, disse o produtor audiovisual Guilherme Daldin.
Segundo os ativistas, a intenção não é interferir na programação normal da Caixa Cultural, que, neste fim de semana, apresenta um espetáculo infantil. A Caixa confirmou que não houve prejuízo para sua programação. Na tarde de ontem, o guichê funcionava normalmente para a compra de ingressos.
Em acordo com o Movimento Cultura Resiste, a Caixa deixou as luzes acesas e liberou o uso de banheiros para os manifestantes.
Conanda aprova resolução pró-aborto sem previsão de orientação para opção por adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos