Quebrar o padrão dos espetáculos musicais. Esta é a proposta do projeto Com Fusão Uma Perturbação Musical que chega à sua terceira edição nesta quinta-feira (16), no teatro Paiol em Curitiba. A escolha do teatro não é por acaso. O palco curitibano cede espaço para a inovação e experimentação.
O que o público assiste no "Com Fusão" é o resultado de uma criação coletiva, de cinco artistas, que estiveram reunidos por 10 dias até chegar a um produto final. O resultado é sempre uma surpresa. "Para mim foi uma experiência inusitada. Você tem que se reunir com pessoas que você nunca trabalhou. Se tranca com elas e tem que produzir um show", contou o músico Gilson Fukushima, um dos participantes da primeira edição do projeto, ao lado de André Abujamra (músico), Paulo Biscaia Filho (diretor de teatro), Carmen Jorge (coreógrafa) e Rettamozo (artista plástico). "É complicado lidar com a estética do outro no seu trabalho, mas achei interessante este relacionamento, com diferentes visões artísticas", completou Fukushima.
Para o músico e artista popular Itaércio Rocha, do grupo Mundaréu, a experiência também foi positiva. "Foi um grande encontro. A melhor experiência artística que aconteceu este ano porque nos obrigou a investigar diferentes processos de criação", afirmou.
Programado para acontecer em três edições neste ano, a última apresentação vai contar com a participação dos seguintes artistas: os músicos Carlos Careqa e Claudinho Brasil, Rafael Camargo (ator), Kátia Horn (artista plástica) e Nadja Naira (atriz e produtora teatral). "Acho que a última edição vai ser uma loucura, pela história do Carlos Careqa, a Kátia Horn no meio dos outros", disse Rocha.
Idéia
Idealizador do projeto ao lado da produtora Bina Zanette, Alexandre Nero disse que a idéia do projeto veio de uma inquietude. "Eu não vou a um show simplesmente para ouvir as músicas. Eu quero saber o que mais o artista tem a oferecer" explicou Nero.
"A idéia foi promover encontros e relações de criação entre diferentes artistas e suas mídias de atuação com o objetivo de produzir três apresentações multidisciplinares, no que se refere às formas de expressão artística, por intermédio da música", explicou Bina Zanette.
Após o espetáculo os artistas participam de um bate-papo com o público. Também foram gravados todos os ensaios para um lançamento futuro em DVD. "Queremos mostrar esse processo de criação, essa inquietude artística", disse Nero.
Sobre uma possível continuidade para 2009, Bina Zanette contou que já tem pedidos de vários artistas de Curitiba querendo participar. "Nós já entramos com esse projeto num edital para levá-lo para outras praças como Rio, São Paulo e Salvador. Com pessoas de lá e daqui para que as pessoas se integrem e saibam o que está sendo feito aqui e em outros lugares".
Quem ainda não conferiu o projeto tem uma última oportunidade nesta quinta-feira (16). Serviço: Com Fusão Uma Perturbação Musical. Show com Carlos Careqa, Rafael Camargo, Kátia Horn, Nadja Naira e Claudinho Brasil. Coordenação Alexandre Nero. Quinta-feira (16), às 21h. Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº). R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião