No próximo domingo, o Caderno G traz uma entrevista especial com o fotógrafo João Urban. Como aperitivo, conheça um pouco do trabalho do profissional, confira o depoimento dele sobre os grandes nomes da fotografia que influenciaram sua carreira e a mensagem para quem está começando na área.

CARREGANDO :)

Slideshow: veja as imagens de algumas fotos feitas por João Urban

Referências nacionais"Se eu fosse falar dos brasileiros que influenciaram minha fotografia, eu faria uma longa lista, mas tem alguns que realmente eu não poderia deixar de citar: o Cristiano Mascaro, a Nair Benedicto, o Milton Guran, o Luis Carlos Felizardo e o Luiz Humberto, o Walter Firmo e a Cáudia Andujar (brasileira por adoção). São fotógrafos que de alguma maneira marcaram meus trabalhos." Fotografia curtibana"Quero destacar alguns nomes aqui de Curitiba que considero importantes na minha e na nossa (curitibana) fotografia: a Lina Faria com seus ótimos trabalhos sobre os presídios femininos, sobre o centro da cidade e a Colônia Tomás Coelho (foi ela que me deu o endereço da família Bojan, meus grandes apoiadores naquela localidade); o excelente Haraton Maravalhas, a quem devo a apresentação de ensaios dos importantes fotógrafos Ralph Gibson, Stefen Shore e Tony Ray Jones, que, além do próprio Haraton, também marcaram minha fotografia. Me influenciou também o Helmuth Wagner, nome ligado à fotografia autoral.Outro nome que quero lembrar é do Osvaldo Jansen, com seu importante documentário sobre o levante dos posseiros na região de Capanema, em 1957, quase desconhecido, e do grande acervo do Museu da Imagem e do Som, demandando estudos e pesquisas em cima de nomes como Jesus Santoro, Guilherme Gluk e vários outros."

Publicidade

Aos novatos"Quero pedir aos jovens fotógrafos que se interessam pela fotografia documentária que prestem atenção nos grandes vazios da documentação fotográfica em nosso estado. Embora se anuncie constantemente o fim da fotografia documentária e da própria fotografia, ainda temos tudo por fazer".