Quem é a célebre Diana, que dá título à canção mais famosa de Paul Anka? E a femme fatale eternizada na música de Lou Reed com sua banda The Velvet Underground? A "garota com os cabelos sem vida", descrita em "Life on Mars", de David Bowie, tinha mesmo um penteado esquisito? E quem é a sedutora Suzanne, que inspirou umas das canções mais célebres do poeta canadense Leonard Cohen?
As histórias pessoais que deram origem a 50 composições mundialmente famosas, ou melhor, quem são as mulheres que as inspiraram e por que, são reveladas detalhadamente em Músicas & Musas: A Verdadeira História por Trás de 50 Clássicos Pop, livro lançado em 2010 e que há poucos meses chegou ao mercado brasileiro pela Editora Gutenberg.
Escrito por Frank Hopkinson e Michael Heatley que tem em seu currículo mais de 30 biografias, entre elas, as dos grupos Backstreet Boys e Bon Jovi o livro revela os bastidores dos tumultuados romances entre os músicos e suas musas inspiradoras, em sua grande maioria, fadados ao fracasso e encerrados de forma dramática. Ideal para fãs curiosos e chegados em fofocas de bastidores, a publicação traz ainda uma breve biografia de cada garota, atualizando o leitor quanto ao que aconteceu com elas após serem imortalizadas em canções que se tornaram clássicos do rock e do pop.
Sentimentos
A campeã é, sem dúvida, a modelo inglesa Pattie Boyd, homenageada com canções belíssimas escritas por seus ex-maridos George Harrison e Eric Clapton (leia mais no quadro ao lado). Totalmente apaixonado por Linda McCartney, o ex-beatle Paul compôs "Maybe Im Amazed", mesma situação de Graham Nash quando escreveu "Our House" para sua então namorada Joni Mitchell. Mas nem todas as faixas listadas em Músicas & Musas foram inspiradas pelo amor. Após perder a esposa para um decorador, Phil Collins sentou ao piano e despejou sua mágoa em "In the Air Tonight". Já Lenny Kravitz, após pisar na bola inúmeras vezes com sua primeira mulher, a atriz Lisa Bonet, tentou se redimir com os versos de "It Aint Over Til Its Over".
As curiosas histórias e o bom acervo de imagens fazem de Músicas & Musas uma leitura interessante, atrapalhadas apenas pela tradução desleixada e a revisão feita às coxas (em alguns capítulos, há frases que chegam a ser desconexas). A mesma dupla de autores lança, no mês de julho, no exterior, a versão masculina do livro, com canções inspiradas por homens. Espera-se que aí, a edição tenha o cuidado que os fãs merecem. GGG
Serviço:Músicas & Musas: A Verdadeira História por Trás de 50 Clássicos Pop, de Michael Heatley e Frank Hopkinson. Tradução de Christina Bazan e Christiane de Brito Andrei. Editora Gutenberg, 144 págs. Preço médio: R$ 34,90.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Um indo e vindo infinito: como é a geração de energia por ondas do mar e quais os desafios
Deixe sua opinião