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 | Joana Castro
| Foto: Joana Castro

Versátil, transforma humanos em bonecos e elenco em intérprete único. Atual, ainda que escritos no século XV. Estes são os textos de Shakespeare: Otelo e Ricardo III.

Inovando um clássico do ícone William Shakespeare, a Compañia Viajeinmóvil, de Santiago (Chile), trouxe ao Festival de Curitiba uma adaptação de Otelo contendo bonecos como personagens. No palco, a encenação fica por conta de dois atores, que interpretam Iago, sub-oficial de Otelo, e Emília, esposa de Iago, além de darem vida aos bonecos. Segundo Jaime Lorca, ator e diretor da peça, as marionetes foram escolhidas devido às cenas de violentas, presentes na obra original. "Aquilo que, feito por humanos, pode parecer ridículo ou grotesco, com as marionetes pode ser cruel e verdadeiro", avalia. Lorca também acredita que a encenação com bonecos faz com que a plateia sinta aquela morte, de acordo com ele, pode não acontecer quando são pessoas porque o público fica atento e preocupado com a intensidade daquela cena de violência com os atores. Além das cenas e diálogos intensos, com um toque de humor, os momentos de silêncio chamavam a atenção do público para o drama. Na estreia, apesar de um pequeno erro técnico nas legendas, quase imperceptível, já que a peça é encenada em espanhol, não houve dificuldade de entendimento. Teresita Iacobelli, atriz da peça, explica que essa foi a primeira vez que a companhia fez a adaptação de uma peça de teatro. De acordo com ela, só eram feitas adaptações de outros estilos, como novelas, por exemplo. Além de Otelo, Lorca comenta que a Compañia Viajeinmóvil está adaptando outra obra de Shakespeare.

O famoso texto, Ricardo III será adaptado para o público infantil, ainda sem previsão de estreia, e trará a discussão sobre o bullying, já que, na adaptação, a personalidade do personagem principal será resultado do preconceito sofrido na infância. Texto esse adaptado por Sérgio Módena para mais um espetáculo de Shakespeare no Festival de Curitiba.

Interpretando 21 personagens, Gustavo Gasparini fascina na maneira de fazer teatro. Com uma breve "aula" antes de começar, de fato, o espetáculo Ricardo III - RJ, o ator elucida os fatos que sucederam na Inglaterra da época. Morte, traição e vingança: temas pesados na forte atuação de Gasparini. Didática, a peça, que poderia confundir a cabeça de qualquer admirador das obras de Willian Shakespeare, constrói cada personagem de acordo com a imaginação da plateia.

Sérgio Módena, diretor e moldador do espetáculo, contou, em coletiva de sua outra peça no Festival de Curitiba (A arte da comédia), que Ricardo III, apesar de escrito entre 1592 e 1593, é extremamente atual. Poder, religião e política, estão todos entrelaçados, assim como nos dias de hoje.Ao ser questionado sobre a dificuldade de representar 21 personagens, com pouquíssimos recursos cenográficos, Gasparini revela: "O difícil foi decorar as 32 páginas de texto. Muitos deles frente e verso".Ambos espetáculos, Otelo e Ricardo III – RJ, após apresentação de dois dias, 27 e 28 de março, no Festival de Curitiba, não estão mais em cartaz.

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