Nova York - Memphis, divertida revisão das origens do rock, e Red, peça sobre o artista Mark Rothko, receberam no último domingo os principais troféus do prêmio Tony, o mais importante do teatro norte-americano.
Memphis, inspirado no DJ Dewey Philips, com muito rock, soul e gospel na trilha, ganhou o prêmio de melhor musical, numa cerimônia cheia de celebridades, realizada no domingo no Radio City Music Hall. Em Red, o ator britânico Alfred Molina encarna um intenso e frustrado Rothko. A peça foi a mais premiada da noite seis troféus, inclusive o de melhor peça. Molina, no entanto, não ficou com o prêmio de melhor ator, entregue a Denzel Washington por Fences, do dramaturgo August Wilson.
"Minha mãe sempre diz: o homem dá o prêmio, Deus dá a recompensa. Acho que hoje recebi ambos", disse Washington, de 55 anos, à plateia. Fences recebeu também o prêmio de melhor atriz, para Viola Davis, e de melhor reencenação (a versão original desse drama conjugal é de 1987).
A Gaiola das Loucas recebeu o prêmio de melhor musical reencenado e de melhor ator de musicais (o britânico Douglas Hodge). A melhor atriz de musical foi Catherine Zeta-Jones, em sua estreia na Broadway com A Little Night Music. Recebendo o troféu, ela disse que se sentia "como Cinderela".
Scarlett Johansson foi outra personalidade do cinema reconhecida na festa dos palcos melhor atriz coadjuvante de teatro por Panorama Visto da Ponte, de Arthur Miller. "Ser bem-vinda nesta comunidade é um sonho absoluto que se realiza", disse.
Em frente ao Radio City Music Hall, centenas de fãs desafiavam a chuva para tentar ver ídolos de Hollywood convidados para a 64.ª edição do evento.
Red levou também os prêmios de melhor cenografia e direção. "Para mim, é o melhor momento da minha vida", disse o dramaturgo John Logan ao receber o prêmio de melhor peça. A mesma peça, já encenada em Londres, deu também o prêmio de melhor ator coadjuvante para Eddie Redmayne. Memphis, que aborda secundariamente as relações raciais nos EUA na década de 1950, levou quatro prêmios.
O apresentador da cerimônia foi Sean Hayes, de Will & Grace, que dividiu o palco com a banda Green Day, diante de uma plateia com nomes como Cate Blanchett, Will Smith, Antonio Banderas e Jay-Z. O prêmio Tony, que só leva em conta produções da Broadway, é definido por cerca de 700 produtores, atores e dramaturgos. Ele foi criado em 1947, e o nome é uma homenagem à atriz, diretora e benemérita Antoinette Perry, conhecida como Toni.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião