Três autoras autografarão, na Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133), a partir das 10h30 de hoje, os livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura de 2014. Elas venceram todas as categorias Poesia, Conto e Romance , em um caso raro de domínio da literatura feita por mulheres no cenário editorial nacional.
Na esteira de Marina Colasanti, que amealhou o Jabuti de Melhor Livro do Ano por Breve História de Um Pequeno Amor, Sônia Barros, Adriana Griner e Vanessa Barbara ganharam, respectivamente, por Fios, No Início e Operação Impensável. Elas foram escolhidas por uma comissão julgadora, formada por nove membros do meio literário, entre mais de 600 inscritos.
Fios, de Sônia Barros, é um percurso existencial singular, em que a tradição literária caminha com as reflexões sobre as dificuldades de entender a vida. A obra concilia a erudição a uma informalidade encantadora.
Em No Início, a carioca Adriana Griner apresenta uma contagem pessoal do Velho Testamento. Partindo de Adão e Eva, ela reconstrói ao modo das antigas narrativas orais uma interessante releitura das principais passagens bíblicas.
A jornalista, romancista e cronista Vanessa Barbara sabe das coisas. Seu Operação Impensável é daqueles livros que ganham o leitor na primeira página. Ao narrar a desconstrução de um relacionamento pela ótica de uma mulher, ela criou um livro ágil, de estrutura inovadora.
Cada autora receberá R$ 40 mil de premiação. A tiragem de mil exemplares terá distribuição dirigida.
Deixe sua opinião