O Teatro da Caixa, em Curitiba, apresenta neste fim de semana o espetáculo Asas Partidas, da coreógrafa Ana Andréa, do Rio de Janeiro. Um ator e dois intérpretes-bailarinos entrelaçam o novelesco e o lírico, tudo representado através da linguagem do teatro-dança.
O espetáculo nasceu a partir da leitura do romance Lavoura Arcaica, foi quando nasceu e tomou corpo o desejo da coreógrafa em expor o universo opressivo a que a mulher foi inserida ao longo da história.
As fontes de estudo e pesquisa se estendem por textos diversos, do paulista Raduan Nassar (Lavoura Arcaica), ao poeta libanês Gibran Khalil (Temporais), do afegão Atiq Rahimi (Terra e cinzas) a Nélida Piñon (Vozes do deserto), passando pelos grandes romances trágicos da literatura mundial, reportagens, filmes e foto-documentos.
A peça se passa no início do século XX. O irmão mais velho de uma família de imigrantes árabes recebe da mãe a missão de trazer de volta ao lar o filho desgarrado. Pedro encontra o jovem André largado numa velha pensão de estrada. Através de imagens ora do presente, ora do passado, conhecemos as causas da fuga: a paixão por Ana, sua irmã caçula. E a própria lei se incendeia, transformando em uma tragédia a festa do retorno do filho pródigo.
Serviço: Teatro da Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Dias 6, 7 e 8 de julho. Sexta-feira às 21h; sábado às 19h e 21h; e domingo às 19h. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião