NOVA YORK - Filmes como "Toy story" e Monstros S.A.", da Pixar, agora podem ser apreciados no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Agrupados numa exposição aberta oportunamente na época do Natal, estão mais de 500 obras de arte originais que revelam, pela primeira vez ao público, os bastidores da produção das animações da Piar, entre as quais também estão "Procurando Nemo" e "Os Incríveis".
É a maior exposição dedicada à animação digital já apresentada no MoMA. A mostra inclui desenhos, pinturas, esculturas e dez instalações digitais sobre personagens, histórias e ambientações dos filmes do estúdio, além de conferências e debates comandados por artistas da Pixar e, claro, uma retrospectiva de seus seis longa-metragens e um curta, entre eles "One man band", que estreou este ano.A exposição permanece em cartaz até dia 6 de fevereiro.
Um exemplo de instalação é "Artscape", de Andrew Jiménez, que usa a tecnologia de três dimensões para que os visitantes vivenciem cenas dos filmes da perspectiva dos personagens. Outra instalação, "Zoetrope", se baseia num aparato da era pré-cinematográfica que cria a ilusão ótica de imagens estáticas em movimento. A obra emprega luzes estroboscópicas para fazer que esculturas dos personagens de "Toy story" pareçam se mover.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast