Quase dez anos após ter gravado e suprimido na edição o beijo gay da novela "América" (2005), a Globo optou por exibir o desfecho romântico entre dois homossexuais em "Amor à Vida", hoje.
O beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), que virou tema de campanha na internet, encerrou a trama do autor Walcyr Carrasco. Sua exibição coroou a guinada para o bem de Félix, que era o vilão do folhetim.
"De fato, o público perdoou Félix e isso para mim foi uma surpresa, o vilão ser tão amado", disse o autor.
Na trama, Félix e Niko terminaram juntos, cuidando do pai do primeiro, o homofóbico César (Antonio Fagundes), que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).
"Eu não vivo sem você, Carneirinho", disse Félix, antes de beijar o parceiro.
Histórico
O tabu do beijo gay na TV brasileira já dura vários anos. Programas de auditório e telejornais já o exibiram, como no "Fica Comigo", da extinta MTV Brasil, em 2001.
A teledramaturgia, no entanto, tem poucos casos, geralmente entre mulheres.
m 2005, a Globo cortou a cena em que os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro gravaram o beijo entre seus personagens, um estilista e um peão de fazenda, respectivamente. A sequência chegou a ser rodada várias vezes.
Em 2010, a emissora também suprimiu um beijo gay entre dois homens da série "Clandestinos". A cena, no entanto, foi parar na internet.
A Globo também cortou um beijo gay entre Homer e Moe, no episódio "Todo o Mundo Morre um Dia" de "Os Simpsons".
O SBT mostrou o beijo entre duas mulheres - Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) - no folhetim "Amor e Revolução" (2011), de Tiago Santiago. "Amor e Revolução" (SBT) mostrou um beijo lésbico entre.
A emissora de Silvio Santos, no entanto, vetou um beijo entre os personagens Jeová (Lui Mendes) e Chico (Carlos Artur Thiré) na mesma trama.
Em "Mulheres Apaixonadas" (2003), da Globo, as personagens Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) só deram um beijo quando a última se vestiu de homem para encenar a peça "Romeu e Julieta".
A extinta TV Manchete também mostrou beijo entre dois homens na série "Mãe de Santo" (1990). Na ocasião, porém, a sequência entre os atores Raí Bastos e Daniel Barcelos foi mostrada contra a luz, mostrando apenas as sombras dos intérpretes.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião