O ator espanhol Pepe Sancho, protagonista de séries de televisão e que atuou em filmes de Pedro Almodóvar, morreu neste domingo em Valência, aos 68 anos, vítima de um câncer, segundo informaram à Agência Efe fontes ligadas ao artista.
Sancho, que estava internado na Fundação Instituto Valenciano de Oncologia, morreu acompanhado de seus familiares.
O ator, que era natural de Manises, em Valência, alcançou o estrelato ao interpretar "Estudiante" na série "Curro Jiménez", exibida durante a transição democrática espanhola.
Sancho também tinha uma longa carreira no cinema e no teatro, onde recentemente protagonizou e dirigiu a obra "Los cuernos de Don Friolera".
O ator trabalhou com diretores como Luis García Berlanga, Vicente Aranda, Icíar Bollaín, Mariano Barroso. Com Pedro Almodóvar, atuou em "Fale com ela" e "Carne trêmula", papel pelo qual obteve um prêmio Goya de melhor ator coadjuvante.
No teatro interpretou obras como "La Chunga", de Mario Vargas Llosa, "Memórias de Adriano", de Marguerite Yourcenar, e "Enrique IV", de William Shakespeare, que o ator considerou o personagem mais importante de sua carreira.
Foi no teatro que Sancho realizou seu último trabalho, com a obra "Los cuernos de Don Friolera", de Ramón María del Valle-Inclán, que o ator dirigiu e protagonizou no ano passado.
Uma das últimas aparições públicas do ator foi na celebração do Dia da Comunidade Valenciana, em 9 de outubro, onde recebeu a Distinção ao Mérito Cultural por sua experiência profissional.
Deixe sua opinião