Veterano de telenovelas, o ator paraibano Sebastião Vasconcelos, 86, morreu na noite de segunda-feira, no Hospital Israelita Albert Sabin, na Tijuca (zona norte do Rio de Janeiro), onde estava internado desde o último dia 30, com pneumonia e enfisema pulmonar. Seu quadro se agravou anteontem, com uma infecção generalizada que levou à parada cardiorrespiratória às 20h10.
Entre os inúmeros trabalhos de Vasconcelos na tevê, destacam-se duas figuras paternas: Zé Esteves, o pai da protagonista de Tieta (1989), e o pescador Floriano Araújo, pai das gêmeas Ruth e Raquel, em Mulheres de Areia (1993), ambas da Rede Globo, onde também atuou em sucessos como a primeira versão de Saramandaia (1976), Selva de Pedra (1986) e Vale Tudo (1988). Seus últimos trabalhos foram na Record, onde fez Caminhos do Coração (2007) e Os Mutantes (2008).
O ator iniciou sua carreira no teatro universitário, em Recife, ainda na adolescência. Mudou-se para Rio em 1955 e participou de grupos importantes, como a Companhia Tônia-Celi-Autran e o Teatro Nacional de Comédia. Sua última montagem importante foi Leitor por Horas (2006), com a qual concorreu ao Prêmio Shell de melhor ator.
Vasconcelos também atuou no cinema, onde chegou a vencer o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília de 1983, por seu papel em Inocência, de Walter Lima Jr.
Os problemas de saúde haviam levado o ator a uma internação no dia 25 de abril, passando dez dias na CTI do Albert Sabin. Ele recebeu alta no último dia 5, mas piorou e voltou a ser internado no fim de junho. Vasconcelos será cremado no Cemitério do Caju, em cerimônia fechada para a família e amigos.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião