Shows
Veja este e outros shows no Guia Gazeta do Povo
Nenhuma época do ano é tão propícia para assistir a concertos de música clássica em Curitiba quanto os dias de Oficina de Música, que começou no último domingo e segue até o dia 26 de janeiro. Este fim de semana oferece uma programação artística variada, que abrange desde a música contemporânea até o repertório popular para crianças.
Um dos destaques é a apresentação do duo Talea et Alia, dos percussionistas portugueses Rui Sul Gomes e Nuno Aroso.
O projeto foi criado com o intuito de levar o tímpano, comumente usado no mundo orquestral, para um repertório mais contemporâneo.
As obras apresentadas pelo Talea et Alia no Paiol não poderiam ser mais frescas: o programa é composto por três peças inéditas de Ana Seara, João Pedro Oliveira e Nuno Peixoto de Pinho. O próprio duo faz sua estreia mundial em Curitiba.
"Foi uma ideia do Nuno formar esse duo, que é inédito com essa formação específica para tímpano e percussão", conta Gomes, que é timpanista da Orquestra Gulbenkian de Lisboa e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Universidade Aveiro.
Aroso, professor na Universidade de Minho e solista com trabalho focado em música contemporânea, explica que os compositores do programa têm suas estéticas próprias, "um universo único".
"Nos interessa receber perspectivas diferentes. Quando encomendamos as obras, não condicionamos os compositores. Sugerimos ideias e técnicas, mas, essencialmente, é a liberdade criativa que define a estética desse concerto", diz.
O duo também participa do concerto da Brass Ensemble da Oficina de Música, que acontece no domingo, na Catedral Basílica Menor de Curitiba, e reúne alunos, o professor Luca Benucci e os integrantes do Portuguese Brass Quintet.
Alunos
Outros concertos com a participação de alunos da Oficina pontuam a programação do evento no fim de semana. No sábado, os alunos do violonista Fábio Zanon fazem um recital com entrada franca no Sesc Paço da Liberdade. À noite, no Guairão, 34 alunos compõem a Orquestra Clássica da Oficina, que apresenta obras desafiadoras, como a Sinfonia Clássica de Prokofiev, sob regência de Cláudio Cruz e com a participação dos solistas David Lefevre (violino), Artem Chirkov (contrabaixo) e Tim Hugh (violoncelo).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião