Richard Gere vive policial alcoólatra com 22 anos de carreira que quer chegar logo à aposentadoria; o elenco conta ainda com Ethan Hawke, Wesley Snipes e Don Cheadle| Foto: Divulgação

O cineasta

Saiba mais sobre a obra de Antoine Fuqua, o diretor de Atraídos pelo Crime:

O cineasta é responsável pelo único Oscar de melhor ator vencido por Denzel Washington, pelo filme Dia de Treinamento.

Washington interpreta um policial corrupto - o vilão da história - e contracena com Ethan Hawke, que voltou a trabalhar com Fuqua em Atraídos pelo Crime.

O diretor já havia chamado a atenção por Assassinos Substitutos, policial vertiginoso estrelado por Mira Sorvino e Ken Watanabe.

CARREGANDO :)

São Paulo - Nove anos após Dia de Treinamento, o diretor Antoine Fuqua volta a trabalhar com Ethan Hawke (indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme de 2001) em mais um contundente drama policial. Atraídos pelo Crime, que estreia nos cinemas nesta sexta-feira, tem Richard Gere, Don Cheadle e Wesley Snipes no elenco.

Desta vez, em vez de cenas de ação carregadas de testosterona, Antoine Fuqua investe mais na caracterização dos personagens.

Publicidade

O filme retrata uma semana na vida de três policiais que não têm relação entre si, exceto o fato de trabalharem no mesmo distrito policial no Brooklyn, em Nova York.

Ethan Hawke, em outra atuação excepcional, vive Sal Procida, um detetive católico, pai de cinco filhos e cuja mulher está grávida de gêmeos. No confronto diário com traficantes de drogas, acaba se deixando seduzir pelas grandes quantidades de dinheiro que apreende. Com a corda no pescoço para manter sua numerosa família, acaba se enveredando pelos caminhos da corrupção.

Aposentadoria

Richard Gere interpreta Eddie, um veterano guarda de rua. Alcoólatra com tendências suicidas, o oficial parece amargurado pelas atrocidades que testemunhou em seus 22 anos de serviço. Tudo o que ele quer é conseguir passar ileso pela sua última semana antes da aposentadoria. Mas, quando conhece um jovem recruta idealista, cheio de pique e de boas intenções, seu comodismo é colocado à prova.

Já para o agente Tango (vivido por Don Cheadle), comodismo é uma palavra que não existe em seu dicionário. O personagem está infiltrado em uma perigosa gangue de narcotráfico e vive sempre no limite do perigo. Quando desenvolve uma amizade com Caz, líder da facção criminosa - interpretado por Wesley Snipes, que andava meio sumido dos cinemas brasileiros -, ele passa a se sentir dividido entre as obrigações do ofício e um sentimento de dívida perante o amigo criminoso.

Publicidade

Scorsese

O filme aposta em três tipos básicos do cinema policial - o corrupto, o amargurado e o infiltrado -, mas, sem se prender aos clichês do gênero, consegue fazer um retrato convincente da dura realidade enfrentada por esses profissionais. Especialmente em uma época e em uma cidade - Nova York - em que, após uma série de escândalos na vida real, os policiais estão com a credibilidade tão abalada.

E, com cenas intensas de drama, violência e nudez, o diretor Antoine Fuqua conseguiu fazer um trabalho do nível de Infiltrados (2006), de Martin Scorsese. Forte e envolvente, Atraídos pelo Crime é um prato cheio para os apaixonados pelos grandes filmes do estilo.