A partir desta terça-feira, o gigante da mídia online Yahoo vai lançar dois serviços de vídeos musicais, e ambos os esforços ilustram o crescente domínio da internet entre as mídias de videoclipes.

CARREGANDO :)

Um dos serviços oferecerá a estréia de um videoclipe diferente a cada dia. Os vídeos estarão disponíveis apenas no Yahoo durante esse período de 24 horas. A maior parte dos vídeos constituirá de estréias mundiais, ainda que alguns deles possam ter lançamento simultâneo na televisão. O foco serão grupos musicais conhecidos, afirma a "Billboard".

O outro novo serviço de videoclipes do Yahoo é o StopWatch, que colocará estrelas emergentes em destaque. A cada semana, o serviço recomendará um entre três vídeos de artistas menos conhecidos, com base no histórico musical e nas preferências declaradas dos usuários.

Publicidade

- A internet agora aponta o caminho que o setor de videoclipes percorrerá - disse Jay Frank, diretor de programação e relacionamento com gravadoras do Yahoo.

Os executivos da indústria fonográfica em geral concordam.

- Se você estudar alguns dos grandes projetos que realizamos recentemente, quase todos foram lançados online - disse Ted Mico, vice-presidente sênior de marketing estratégico da EMI.

Até mesmo a MTV adotou a internet. A rede de canais de música lançou seu site Overdrive, recentemente, para ajudar a manter os fãs de videoclipes envolvidos com sua marca. Além disso, começou recentemente a oferecer transmissões online de seu canal universitário mtvU, em uma iniciativa conhecida como mtvUber.

- Nós levamos muito a sério o fato de que as experiências de nossa audiência com a música tenham se transferido para a internet - diz Amy Doyle, vice-presidente sênior de música e programação de talento na MTV. - Não há dúvida de que se trata de uma plataforma maravilhosa para os vídeos musicais.

Publicidade

Os executivos das gravadoras comparam colocar um vídeo em destaque na America Online ou Yahoo com a obtenção de uma capa na revista "Rolling Stone", em termos de exposição. Por exemplo, o vídeo "Shake it off", de Mariah Carey, foi assistido dois milhões de vezes no Yahoo Music em suas primeiras 24 horas, ante 500 mil pedidos no "TRL" da MTV.