O feriado norte-americano do Dia de Martin Luther King encerra um confronto entre Avatar (assista ao trailer e veja as fotos) e outros dois lançamentos. Se o épico de James Cameron for o vencedor, será o primeiro filme a liderar as bilheterias por cinco semanas consecutivas desde "O Sexto Sentido" em 1999.
E manterá ativas as especulações quanto a suas chances de superar "Titanic", do mesmo diretor, na história das bilheterias de cinema.
Mas a concorrência é forte: a Warner Bros. enviou para a disputa Denzel Washington no filme de ação "O Livro de Eli" e a Lionsgate está lançando a comédia "Missão Quase Impossível", com Jackie Chan.
Na semana passada, "Avatar" se manteve à frente apesar de três lançamentos novos, tornando-se o primeiro filme a liderar as bilheterias por quatro finais de semanas consecutivos desde "Batman - O Cavaleiro das Trevas", de 2008.
Enquanto isso, comenta-se que a Fox pode estar se preparando para lançar "Avatar" em DVD em abril. Mas uma decisão oficial não deve ser tomada até que o filme perca fôlego nos cinemas, e ninguém prevê que isso aconteça no futuro próximo. Na verdade, analistas já estão dizendo que não é impossível que "Avatar" supere a bilheteria total mundial de "Titanic" 1,84 bilhão de dólares.
A bilheteria acumulada do filme nos EUA, até quarta-feira, estava em 446 milhões de dólares, atrás apenas de "Titanic" (601 milhões), "Cavaleiro das Trevas" (533 milhões) e "Star Wars" (461 milhões).
O épico de ficção científica pode perder 25 a 35 por cento de sua arrecadação neste fim de semana - a queda na semana passada foi de 27 por cento - e ainda assim vender cerca de 36 milhões de dólares, e a arrecadação da segunda pode elevar esse valor para mais de 40 milhões de dólares. Isso provavelmente já seria o suficiente para derrotar os filmes novos.
Feito sobretudo para o público masculino, "O Livro de Eli" pode vender entre 30 milhões e 40 milhões de dólares até segunda. É o primeiro longa da dupla de diretores Allen e Albert Hughes desde "Do Inferno" de 2001.
Os filmes de Denzel Washington normalmente estreiam com cerca de 20 milhões de dólares, com a notável exceção de "O Gângster", de 2007, que começou com 43 milhões.
Já "Missão Quase Impossível" deve chegar a quase 20 milhões de dólares até segunda. Dirigido por Brian Levant ("Querem Acabar Comigo"), é co-estrelado por George Lopez e Billy Ray Cyrus, ambos boas atrações para o público familiar. Jackie Chan esteve nos cinemas pela última vez em 2008 com "O Reino Proibido", uma estreia de 21 milhões de dólares.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião