A Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec) promove uma mostra de filmes para comemorar os cem anos do cinema paranaense. As exibições ocorrem nesta sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18) na Cinemateca de Curitiba. Serão apresentadas fitas que há muito tempo não eram exibidas, tais como "Caro Signore Fellini", de Valêncio Xavier, e "Vamos Junto Comer Defunto", de Elói Pires Ferreira.
Além de fazer uma retrospectiva de produções dos anos 80, 90 e 2000, a mostra que divide a exibição dos filmes em 16mm (dia 16), 35mm (dia 17) e vídeo ou DVD (dia 18) apresenta a estréia em Curitiba do curta-metragem "Satori Uso", de Rodrigo Grota, premiado no Festival de Gramado deste ano. O documentário relembra a passagem do poeta japonês Satori Uso por Londrina, na década de 50. O personagem é, na verdade, uma criação do poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes.
A data é comemorada este ano, pois em 1907 foi realizado o que se considera o marco zero do cinema no estado. O fotógrafo amador, dono de livraria e tipógrafo Annibal Requião filmou o desfile militar em Curitiba, em comemoração à Proclamação da República.
Confira outras opções de lazer no Guias e Roteiros
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião