A cantora canadense Avril Lavigne está sendo processada por compositores americanos que alegam uma suspeita semelhança entre o hit "Girlfriend", incluído em seu disco mais recente, "The best damn thing", e uma música de 1979 do grupo Rubinoos chamada "I wanna be your boyfriend".
O empresário de Lavigne, Terry McBride, disse que a acusação é infundada, citando que um musicólogo que ele contratou para estudar as duas faixas teria julgado as composições como duas músicas completamente diferentes.
Em junho deste ano, a cantora, compositora e pianista canadense Chantal Kreviazuk, autora de músicas que ficaram famosas nas vozes de Kelly Clarkson e Gwen Stefani, acusou Avril de ter roubado uma de suas composições. Chantal disse à revista "Performing Songwriter" que nunca mais vai trabalhar com ela de novo.
"Avril Lavigne, compositora?", disse Chantal na entrevista. "Ela não senta e escreve suas músicas, nem nada. Avril cruza a linha de ética e ninguém fala nada. É por isso que nunca vou trabalhar com ela de novo. Mandei uma música para ela há dois anos chamada Contagious, e acabo de ver que o disco novo dela tem uma música chamada Contagious sem meu nome nela. O que se faz nessas horas?".
A compositora, no entanto, diz que não vai acionar advogados para cuidar do caso. "Veja, eu não vou fazer isso. Vou apenas contar para você. A arte não deveria ser tema desse tipo de controvérsia. A arte deve ser pura. Na minha cabeça ela é, pelo menos."