O cineasta mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu surpreendeu esta quinta-feira ao receber sete indicações ao Globo de Ouro, a premiação mais importante pré-Oscar. Com "Babel", quarto longa-metragem do diretor de "Amores brutos" e "21 gramas", ele superou Clint Eastwood, que vem abocanhando vários prêmios de críticos dos Estados Unidos com seus dois filmes "A conquista da honra" e "Cartas de Iwo Jima". (Veja a lista completa dos indicados ao Globo de Ouro)
"Babel", que explora as diferenças culturais entre pessoas do mundo todo, concorre nas categorias melhor filme dramático; melhor atriz coadjuvante (duas vezes, com Adriana Barraza e Rinko Kikuchi); melhor ator (Brad Pitt); melhor diretor; melhor roteiro; e melhor montagem. O longa foi exibido no Festival do Rio 2006 com a presença do diretor. Na ocasião ele falou ao GLOBO ONLINE sobre a produção globalizada - a história se passa nos EUA, Marrocos, México e Japão - e como foi filmar com as estrelas Cate Blanchett e Pitt.
Clint Eastwood disputa o prêmio de melhor diretor duas vezes, com seus filmes sobre a violenta batalha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial. "A conquista da honra", que estréia no Brasil dia 5 de janeiro, mostra o lado americano da história, enquanto "Cartas de Iwo Jima" (com lançamento no Brasil marcado para 2 de março), é sob o ponto de vista dos japoneses.
A cerimônia anual do Globo de Ouro, cujos prêmios são votados pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, é um forte indicador dos filmes com chances para competir no Oscar, a principal festa da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
Na categoria melhor filme dramático, "Babel" concorre com "Os infiltrados" (já em cartaz no Brasil), de Martin Scorcese, que ficou com seis indicações, "Bobby", "Pecados íntimos" e a "A Rainha".
"Dreamgirls - Em busca de um sonho", que concorre em cinco categorias, foi indicado para melhor comédia ou musical ao lado dos longas "Pequena Miss Sunshine" , "O diabo veste Prada", "Obrigado por fumar" e "Borat - O segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão viaja à América".
As indicações para melhor ator em um drama foram lideradas por Leonardo DiCaprio, que concorre por dois filmes, "Os infiltrados" e "Diamante de sangue". Seus concorrentes são Peter O'Toole por "Venus", Will Smith por "À procura da felicidade" e Forest Whitaker por "O último Rei da Escócia".
Para melhor atriz, foram indicadas Penélope Cruz pelo filme espanhol "Volver", Maggie Gyllenhaal por "Sherrybaby" e três britânicas, Kate Winslet ("Pecados íntimos"), Helen Mirren ("A Rainha") e Judi Dench ("Notes on a Scandal").
Os vencedores serão anunciados na cerimônia do dia 15 de janeiro, em Beverly Hills. A premiação do Oscar acontece dia 25 de fevereiro.
Veja a lista completa dos indicados
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Deixe sua opinião