• Carregando...
Anette Delgado no espetáculo "Giselle" | Jacques Moatti
Anette Delgado no espetáculo "Giselle"| Foto: Jacques Moatti

Saiba mais

Veja no Guias e Roteiros RPC o serviço do espetáculo de dança Giselle

Na comemoração dos 60 anos da companhia, o Ballet Nacional de Cuba traz a Curitiba no dia 30 de maio o espetáculo Giselle. A apresentação única acontece no Teatro Guaíra, às 21h.

A direção ficou por conta da bailarina Alicia Alonso, que tem em seu currículo mais de 75 anos de carreira na dança. Giselle conta com 46 integrantes que apresentam uma das coreografias mais conhecidas da dança clássica.

São dois atos que contam a história de uma jovem camponesa que se apaixona por um duque. Para conquistá-la, ele se faz passar por um camponês. No entanto, os problemas começam quando um guarda dos bosques, também apaixonado pela moça, jura vingança. Com sua saúde frágil, Giselle e sua família temem que a moça tenha, além de tudo, uma morte prematura.

"O papel de Giselle é ideal para uma bailarina, porque representa uma época muito linda do romantismo", opinou Alicia em entrevista à Agência Estado. A transformação da menina, do primeiro ato, em um espírito no segundo, exige extrema dedicação e talento da intérprete, de acordo com a bailarina.

"Ela tem de ser capaz de representar uma loucura nesse processo de transformação, que não tem nada a ver com a loucura de hoje em dia: é algo mais interior, medido. É muito diferente, muito difícil e muito belo". A coreografia, criada em 1840 por Jean Coralli e Jules Perrot, foi considerada imortalizada no corpo de Alicia Alonso por parte da crítica.

A turnê da companhia pelo Brasil faz sua primeira apresentação nesta quarta (20) e quinta-feira (21), em São Paulo, e segue para Porto Alegre no dia 23, Caxias do Sul, 25, Jaraguá do Sul, 27, e termina em Curitiba, no dia 30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]