Nem só de Abba e The Cardigans a Suécia é (musicalmente) feita. O país, assim como os vizinhos Finlândia e Noruega, tem uma grande tradição em gerar grandes nomes no heavy metal. Em uma lista de três bandas influentes neste estilo atualmente certamente está o Hammerfall (conheça o site da banda), quinteto que se apresenta em Curitiba nesta quarta-feira (3), às 22h30, na Hellooch. Está será a terceira passagem do grupo pela capital paranaense. Ou não?
"De acordo com as minhas anotações, essa será, na verdade, a quarta vez que estaremos em Curitiba", garante o guitarrista Oscar Dronjak, em entrevista à Gazeta do Povo Online. "Temos muitas lembranças do Brasil como um todo, será a nossa sexta vez por ai. Depois de São Paulo, eu não acredito que tenhamos tocado mais vezes em outra cidade brasileira do que em Curitiba, então isso torna o público daí especial para nós", afirma o líder do grupo, fundado por ele em 1993 na cidade de Gotemburgo.
O estilo da banda pode ser definido pelo seu nome, de acordo com Dronjak. "Eu queria um nome 'heavy metal', original e que eu gostasse. Hammerfall tem esses três componentes, eu acho. Eu li a palavra em um livro, gostei e quando eu não consegui achar a palavra no dicionário eu sabia que esse era o nome certo", diz. Nas canções, os temas medievais e a liberdade de pensamento dão o tom das composições.
Além de entusiasmo e muito heavy metal, os suecos trazem na bagagem o mais recente trabalho, intitulado "Threshold", o sexto álbum de estúdio, lançado no ano passado. Apesar de previsível, o guitarrista do Hammerfall assegura que este é o melhor trabalho da banda em 14 anos de carreira. "Nós trabalhamos muito duro para fazer esse gravar esse CD e nós nos sentimos bem sucedidos. É o trabalho mais bem feito, diversificado e complexo que já fizemos, com riffs mais trabalhados e melódicos", explica Dronjak.
Para os fãs de Curitiba, o líder do Hammerfall assegura: o show terá "pelo menos" uma hora e meia de música no último volume. "Nós vamos tocar por 90, 100 minutos. Não sei ao certo quantas músicas, mas serão em torno de 17 ou 18. Tocaremos a maioria das músicas que estivemos tocando na Europa durante o verão, mas com a chegada de Fredrik (Larsson, baixista que retornou à banda depois de dez anos) em abril, mudamos alguma coisa. Também vamos tocar uma nova música chamada 'Last Man Standing'. Mas tudo isso e mais alguma coisa depende do quão loucos os fãs estarão no show", brinca.
Hinos como "Renegade", "Let the Hammer Fall", "Keep the Flame Burning", "Riders of the Storm" e "Templars of Steel", para citar apenas cinco, estarão nessa lista. No melhor estilo sueco de se fazer heavy metal.
Confira a programação de shows no Guias e Roteiros
Serviço: Hammerfall. Quarta-feira (3) às 22h30. Hellooch (Rua Desembargador Westphallen, 4000) Tel.: 3013-3374. Ingressos promocionais e limitados a R$ 90,00 e R$ 45,00 para estudantes e quem doar um quilo de alimento não-perecível.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast