Conselhos
Confira algumas dicas do músico gaúcho Edu K, integrante do projeto Produtores Toddy, destinado a bandas que estão dando seus primeiros passos:
Gravação
- Grave pelo menos quatro músicas próprias, escolhendo aquelas que melhor representam a banda.
- Assegure-se da qualidade da gravação: nada de chiados, instrumentos desafinados e vocais com volume baixo.
Divulgação
- Tire fotos da banda, crie um logotipo e escreva um release, contando como a banda surgiu, quem são os integrantes e informações gerais (e-mails e telefones de contato).
- Crie uma página na internet. Existem muitos sites de rede de relacionamento disponíveis na web mas, as minhas sugestões são primeiramente o Orkut (www.orkut.com); o MySpace (www.myspace.com); o Fotolog (www.fotolog.com); e também o Youtube (www.youtube.com).
- Divulgue suas páginas para todos os seus amigos, que, por sua vez, farão o mesmo com os amigos deles e assim por diante, criando uma rede de possíveis fãs da banda.
Shows
- Procure se informar sobre as casas de show da sua cidade e quem é a pessoa responsável pelo agendamento dos shows.
- Uma maneira mais produtiva de conseguir shows é descobrir bandas que tenham a ver com o estilo da sua e promover shows em conjunto assim as chances de aparecer mais gente é bem maior e fica mais fácil dividir os custos (equipamento, roadies, cartazes, etc).
- É importante também divulgar bem os shows, com cartazes de rua e flyers e também sempre mandar o material para jornais e revistas locais e também fanzines e imprensa alternativa.
Projetos
- Para enviar o material da sua banda para o projeto Produtores Toddy, acesse o site www.produtorestoddy.com.br e seguir as instruções.
- Para conferir os selecionados do projeto Dá um Gás em Sua Banda, promovido pelo Guaraná Antarctica, acesse a página www.gasfestival.com.br.
Som das bandas
Autobahn e Magaivers no site MySpace: www.myspace.com/autobahnmusicspace www.myspace.com/magaivers
Numa visão geral, a internet é hoje, o grande motivador da cena musical independente brasileira (que, ao contrário do que acontece em outros países, não conta com o apoio de rádios ou veículos específicos de mídia impressa). A divulgação de música no site MySpace e o boca-a-boca de amigos que conhecem a banda, são os meios mais rápidos de alcançar o público interessado em novidades.
De olho no poder de alcance das iniciativas independentes, grandes empresas passaram a criar festivais, concursos e projetos musicais visando a atrair não somente as bandas, mas, especialmente, seu público, composto em sua maioria por jovens consumidores antenados com as possibilidades oferecidas pela rede mundial de computadores.
Ironicamente, não são gravadoras que vêm apostando neste segmento, mas sim a indústria de bebidas e alimentícia, por meio de suas marcas mais conhecidas. Com o intuito de ouvir a opinião de alguém que não fosse "amigo" ou "conhecido", o tecladista e baixista Bertrand Morane enviou músicas de sua banda, Autobahn, para o projeto Produtores Toddy, ação promovida pela marca de achocolatados com o intuito de promover um "novo espaço de experimentação e troca de idéias".
"Achei que seria bacana escutar algum comentário de alguém que não conhece ninguém da banda", explica Morane. No projeto, três produtores analisam o material, mas é a banda quem escolhe por quem quer ser ouvido. Participam do projeto: o gaúcho Edu K (De Falla); Kuaker (que já trabalhou com Ratos de Porão e CPM 22) ou Fredi Chernobyl (descobridor do trio curitibano Bonde do Rolê). No prazo de três dias, os produtores dão uma espécie de consultoria à banda, de graça e sem divulgar o nome do grupo (ao não ser que os mesmos o autorizem).
Eis que o Autobahn banda formada em Curitiba no ano passado por Cristian Dieterich (voz e guitarra), Claudinha Bukowski (bateria e voz), Luciano Franco (guitarra e baixo) e Bertrand Morane (baixo e teclados) foi uma das gratas surpresas ouvidas pelo gaúcho Edu K.
"Virei fã dos caras. Eles fazem um som moderno e cantam em alemão, é inacreditável. Outra coisa que me chamou atenção foi o visual da banda, que é muito legal", elogiou o gaúcho em entrevista ao Caderno G, citando ainda as bandas locais Cores D Flores e Black Maria.
Outra que já recebeu o feedback de Edu K foi o trio curitibano de punk rock Magaivers. Com seis anos de estrada e quatro álbuns lançados de maneira totalmente independente, os amigos Rodrigo Porco (vocal e guitarra), Ivan Rodrigues (bateria) e Neto Hog (baixo) também foram elogiados pelo produtor. "Ele gostou. Fez alguns comentários sobre a gravação. Achei o projeto uma alternativa bem viável e prática", conta o vocalista Rodrigo.
Atentos a todas as oportunidades de divulgação os Magaivers também se inscreveram no concurso Dá um Gás na Sua Banda, promovido pelo Guaraná Antarctica. Concorrendo com outras 2 mil bandas inscritas só do Paraná foram 70 , o trio espera ser um dos 40 finalistas, que após serem escolhidos por uma comissão julgadora, passarão ainda por uma votação na internet, que elegerá 20 formações para participar do Guaraná Antarctica Street Festival, evento que acontece no dia 1.º de setembro, em São Paulo.
Em jogo, ainda está um contrato com a gravadora Som Livre para a gravação de um CD com tiragem de 10 mil cópias. "Não estamos nisso pelo prêmio, até porque somos independentes há seis anos e achamos mais funcional trabalhar com plena autonomia. Mais do qualquer outra coisa, estamos em busca de visibilidade", explica Rodrigo.