Se as atrações internacionais do Curitiba Rock Festival Weezer, The Raveonettes e Mercury Rev devem fazer a festa do público indie nos próximos dias 24 e 25 de setembro, a escalação de bandas nacionais que se apresentam no festival poderá agradar a uma platéia nada restrita. Entre os 15 grupos selecionados pela organização do festival, a variedade de gêneros musicais fala mais alto.
Uma mostra dessa diversidade pode ser constatada entre as quatro bandas curitibanas que integram a escalação Suite Minimal, Charme Chulo, Black Maria e Los Diaños. A primeira dedica-se ao chamado rock groove, mistura de jazz, punk, funk e trilhas sonoras de filmes policiais. Já o Charme Chulo é nacionalmente conhecido por mesclar rock oitentista ao som de violas caipiras. O Black Maria conquistou uma legião local de fãs, destilando influências de rock setentista. Já o quarteto Los Diaños surpreende ao vivo, misturando jazz antigo e psychobilly.
De acordo com Paola Wescher, produtora do festival, a seleção dos grupos nacionais começou a ser feita assim que a edição do ano passado chegou ao fim. Mais de 500 bandas enviaram material para análise, feita por Paola, que contou com dicas de profissionais de imprensa e produtores de todo o país. Segundo ela, o critério priorizou, propositalmente, a diversidade musical. "Este ano as bandas foram escolhidas mais pela criatividade e menos pelo hype", explica.
Em meio a tantas opções diversas, a reportagem do Caderno G selecionou alguns destaques da escalação dos dois dias de festival (confira o link abaixo).
Deixe sua opinião