No Way, no palco Ecomusic, às 17h15 e Anacrônica no LunaStage , às 17h40, duas bandas paranaenses, abriram oficialmente a edição de 2009 do Lupaluna, o maior festival de música do estado. No palco principal, após o Anacrônica, subiu a Hevo84, banda que mistura curitibanos e paranguaras e vem sendo uma das revelações do novo pop brasileiro.
A No Way foi a banda vencedora do concurso que aconteceu para eleger uma banda do estado que tocaria no festival. Os votos foram dados pela internet e o trio saiu-se vencedor com meio milhão de votos recebidos. Formada em 2004, a No Way faz um rock cheio de energia, com influência de Raimundos, Charlie Brown Jr. e Beastie Boys, entre outros. Em 2005, os rapazes trocaram os covers por composições próprias e, um ano depois, participaram do 1º concurso Garagem de Talentos Fnac/Gazetinha, ficando em quarto lugar. Na época, a banda ainda era um quarteto que incluía o guitarrista Xai. Este deixou o grupo ainda naquele ano.
A banda Anacrônica é uma das mais ativas e criativas do cenário rock paranaense. Existe há quase quatro anos , mas só em 2009 lançou o primeiro e elogiado álbum "Deus e os loucos". É formada por Sandra Piola (voz), Bruno Sguissardi (guitarra e voz), Marcelinho (baixo) e Marcelo Bezerra "Gordo" (bateria). Destaque para a "frontwoman" Sandra, que consegue agitar a platéia com uma perfomance energética e voz potente.
Pelos palco principal ainda passarão nesta sexta-feira Hevo 84, Skank, Fresno, Donavon Frankenreiter, Fat Duo, Victor e Leo, e Chimarruts.
No EcMusic tocarão Majordomus, In Natura, Felipe Harp, Pedro Luis e a Parede, Los Sebozos Postiços, Funk comoLe Gusta, Namastê e Realize.
No Eletroluna estarão Daniel Rosenmann, Bibba Pacheco, Edo Krause e Orquestra, Rocky Ryan, X-Press 2, Life is a Loop e Rachel Starr.