O tradicional restaurante Bar Palácio, com 76 anos de história, vai fechar por uma semana a partir deste domingo (15) e reabre na próxima segunda-feira (23). O restaurante vai servir de cenário para o filme "O Estômago", do diretor Marcos Jorge, que está sendo rodado na cidade. Localizado na região central de Curitiba e conhecido pelo seu cardápio de comida brasileira, o espaço já foi ponto de encontro de artistas e jornalistas da capital paranaense.
A produção do longa visitou mais de 100 restaurantes de Curitiba para escolher as locações. O Bar Palácio acabou sendo um dos escolhidos. "Acho que principalmente o pé direito alto, com 5 metros, foi um dos motivos que fez com que o bar fosse selecionado para o filme. Como a história é de um cozinheiro, acredito que a disposição da cozinha também agradou, com um fogão de oito bocas no meio, despensa, vestiários e instalações sanitárias próximas", comentou José Fraguas Lopes, o seu Pepe, proprietário do restaurante Bar Palácio.
Esta é a primeira vez que o restaurante, inaugurado em 1930 na rua Barão do Rio Branco, vai servir de cenário, mas não será identificado quando a produção estiver pronta. "O filme só vai indicar que se trata de uma cidade do sul do Brasil. Além do Bar Palácio estamos filmando em vários endereços da região central de Curitiba", disse Marques Leean, diretor de produção de "O Estômago".
As filmagens tiveram início no dia 2 de outubro e prosseguem até o dia 5 de novembro. Nesta semana os trabalhos serão concentrados no Bar Palácio, onde serão feitas imagens na cozinha e em um espaço no andar superior do local. Além do Bar Palácio, estão servindo de locação para o filme o Bar do Catarina, na rua Saldanha Marinho; o Jokers Pub Café, na rua São Francisco; a Rodoferroviária; o Mercado Municipal; o Nightclub Dicas Tropicaliente; o Frigorífico Beef Center; o Hotel Umuarama, na rua Pedro Ivo e também a Penitenciária do Ahú.
A história do filme é sobre Raimundo Nonato, migrante piauiense que chega ao sul do Brasil. Através da culinária Nonato descobre a si mesmo e se relaciona com os outros. É nas cozinhas rudimentares de bares, pequenos restaurantes e numa cela de prisão, que o personagem central vai viver sua história. O papel coube ao ator João Miguel, de "Cinema, Aspirinas e Urubus", longa nacional indicado para concorrer ao Oscar 2007.
As filmagens de "O Estômago" terminam em novembro, mas o filme deve ser lançado somente em 2007.
Para saber mais sobre a produção acesse: www.zencrane.com.br
Serviço: Bar Palácio (Rua André de Barros, 500) Tel.: 3222-3626.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia