Desde que perdeu os rumos diante de uma estratégia de marketing equivocada, que declarou a "morte do videoclipe" na televisão brasileira, há pouco mais de um ano, a nossa MTV vem se debatendo para reformular sua programação e manter uma audiência razoável. Entre erros e acertos, pelo menos uma atração continuou intacta: o programa humorístico Hermes e Renato.
Exibido desde 2000, o show de baixo orçamento criado pelos cariocas Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Bruno Sutter, Felipe Torres e Adriano Pereira vem angariando um número cada vez maior de fãs pelo país. Foi de lá que saiu o grupo de heavy metal Massacration, que, de personagem de um dos quadros da trupe, transformou-se em uma banda real, com direito a gravação de CD e turnês os integrantes são os próprios humoristas, metaleiros de carteirinha desde adolescentes.
Entre os méritos recentes do programa, sempre em mutação, estão ainda duas novelas O Proxeneta e Sinhá Boça, de 2006 e o genial Telaclass, série de filmes antigos e obscuros, redublados pelos integrantes do grupo.
Desde o início do mês, a MTV vem exibindo a mais nova temporada de Hermes e Renato. A volta ao estúdio de gravações (o público andava reclamando do fato de os humoristas dedicarem tanto tempo às redublagens, escondidos nos bastidores) deu novo fôlego ao programa, que agora conta com novos quadros, dignos de arrancar gargalhadas de qualquer um que aprecie humor negro de baixíssimo orçamento.
Livres para inventarem o que bem quiserem, os humoristas dessa vez criaram um mundo paralelo, batizado de Brazuca, uma espécie de nave enferrujada, em que os integrantes (devidamente conectados por meio de "tês" acoplados às suas nucas qualquer semelhança com Matrix não é mera coincidência), comandam o alinhamento dos esquetes apresentados a cada episódio.
Entre as novidades, os destaques ficam por conta do impagável "Boça na Bossa", em que o personagem Luís Boça (Felipe) rapaz de 32 anos, "criado a leite com pêra" faz um passeio pela música brasileira e suas raízes (do "makulelê ao babairu", como ele diria). O quadro é uma sátira brutal à pseudo-intelectualidade dos artistas da nossa MPB e seus maneirismos. De chorar de rir.
O espontâneo Away de Petrópolis lavador de carros da cidade-natal dos humoristas, que o integraram ao grupo permanentemente após algumas aparições ganha mais espaço nesta temporada com o quadro "Cozinha do Brother" (Away também é chamado de Gil Brother). Preparando os "mais requintados pratos da cozinha mundial", Brother dá inveja a Jamie Oliver com receitas como "strombelete de pombo obeso", "sopa marítima" e "mousse acebolado com creme de porco". Da compra dos ingredientes ao preparo das receitas, a performance de Away causa no telespectador o mesmo efeito de suas iguarias (caso fossem provadas, é claro): muita dor de barriga. Só que de tanto rir.
* * * * * * *
Serviço
A nova temporada de Hermes e Renato vai ao ar na MTV Brasil nas terças-feiras, às 23h30 (com reprises aos domingos, às 1h30).
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião