A pianista Clenice Ortigara e o clarinetista Jairo Wilkens mostram o novo CD do Duo Palheta ao Piano| Foto: Andréa Paccini/Divulgação

Shows

Veja este e outros shows no Guia Gazeta do Povo

CARREGANDO :)

Programação

Confira as outras atrações da Oficina de Música de Curitiba nesta quinta-feira:

Recital de Piano com Alunos de Olga Kiun

Com Bruno Theiss, André Bertoncini, Renato Silva e Leonardo Cadorim.

Sesc Paço da Liberdade (Pça. Generoso Marques, 189), (41) 3234-4200. Às 12h30. Entrada franca. Os ingressos para as apresentações no Sesc Paço da Liberdade devem ser retirados com antecedência de pelo menos duas horas em cada evento. Sujeito à lotação.

Duonovo

Duo de violão e trompete, com Audryn Souza (trompete) e Francisco Luz (violão).

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França (Av. Mal. Floriano Peixoto, 458), (41) 3322-2111. Entrada franca.

O violinista Rodolfo Richter (foto 1), o tenor Rodrigo del Pozo (foto 2) e a violoncelista Phoebe Carrai (foto 3) estão entre os professores que apresentam o concerto de música antiga hoje na Capela Santa Maria.

Os professores do Núcleo de Música Antiga da Oficina de Música de Curitiba apresentam hoje um dos concertos mais importantes do evento na Capela Santa Maria (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo). Reunidos pelo violinista curitibano Rodolfo Richter, diretor artístico da Oficina, especialistas em música antiga apresentam um programa com obras do barroco italiano do século 17 – incluindo uma peça de Haendel, compositor alemão influenciado pelos italianos.

Publicidade

Estudiosos dos instrumentos e das técnicas interpretativas da música antiga, os músicos trazem à Oficina mais uma apresentação com abordagem "historicamente informada", ainda pouco comum no Brasil.

Além de Richter, sobem ao palco músicos como o tenor chileno Rodrigo del Pozo, que foi um dos solistas no concerto de abertura do evento no último domingo, e a violoncelista americana Phoebe Carrai.

O programa inclui obras de Marco Uccellini, Antonio Bertali, Biagio Marini, Francesco Turini, Tarquinio Merula, Vivaldi e Giuseppe Torelli.

Clarinete e piano

Também hoje, no Paiol, o Duo Palheta ao Piano, formado em Curitiba pelo clarinetista paraense Jairo Wilkens e pela pianista paranaense Clenice Ortigara, apresenta um concerto de lançamento do CD Obras Brasileiras para Clarinete e Piano, que saiu no ano passado (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

Publicidade

O projeto já é veterano entre os jovens duos fixos para a formação: foi criado há 13 anos, com a proposta de pesquisa de repertório para os dois instrumentos. Entre as peças que serão apresentadas hoje estão composições de Liduíno Pitombeira, Marlos Nobre e Harry Crowl.

"Nesta formação, não existe piano solista ou clarinete solista – ambos são solistas. É como se o duo, o conjunto de câmara, fosse um único instrumento", explica Wilkens.

O projeto foi premiado em novembro de 2013 no Concurso de Música de Câmara do Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Os professores do festival deram o primeiro lugar ao duo, que concorreu com outros 40 inscritos. Como parte da premiação, o duo fará apresentações no Rio de Janeiro em 2014. "Agora, nossa finalidade é divulgar a música brasileira para essa formação. Existem muitas obras, e muitas não foram gravadas", conta o clarinetista.