Para Paul e Heather McCartney, a letra da canção dos Beatles "We can work it out" ("Podemos encontrar uma solução") deve soar irônica.

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O divórcio do casal se transformou numa guerra pela simpatia do público, uma disputa que é travada sob a luz forte dos holofotes da mídia.

- Ela está no ataque, e ele, na defesa - disse à Reuters, nesta terça-feira, o relações-públicas Max Clifford.

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- É ele quem está procurando resolver tudo o mais rápida e discretamente possível. Ele não quer ver sua roupa suja lavada em público, e ela sabe disso. Quanto mais se fala nos jornais sobre ela ser trancada para fora da casa e das contas bancárias sendo congeladas, mais Paul se constrange e maior é a pressão que ele sofre - explicou.

Num eco da disputa amarga travada entre o príncipe Charles e a princesa Diana, Paul e Heather chegaram a contratar os mesmos advogados que representaram o herdeiro ao trono britânico e sua falecida mulher.

As apostas em jogo são altas. McCartney corre o risco de perder até um quarto de sua fortuna, estimada em 825 milhões de libras (US$ 1,55 bilhão). Isso significaria aproximadamente 1 milhão de libras para cada semana do casamento, que durou quatro anos.

Com os tablóides repletos de matérias sobre a separação, publicitários, paparazzi e advogados concordam que a disputa ficou feia.

McCartney, de 64 anos, e a ex-modelo Heather Mills, de 38, anunciaram sua separação em maio, atribuindo o fim de uma das uniões mais comentadas entre celebridades à ingerência da mídia.

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Num primeiro momento os dois insistiram que a separação seria amigável, pelo bem de sua filha, Beatrice, que completa 3 anos no próximo mês.

Desde então, porém, Mills já descobriu que se divorciar de um ícone nacional pode fazer com que todos se voltem contra ela.

Os tablóides publicaram alegações bombásticas sobre seu passado. Procurando conquistar simpatia e ser vista como a parte prejudicada na disputa, Heather reagiu com relatos sobre ser trancada para fora da casa da família.

Caroline Kean, advogada de mídia da firma londrina Wiggin, comentou:

- A separação está ficando mais acrimoniosa a cada dia que passa. Continuar dessa maneira não trará nada de positivo para nenhum dos dois.

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Mas, como aconteceu com a separação de Charles e Diana, a separação dos McCartney vende jornais e revistas de celebridades, e uma grande agência de fotografia disse que não vê sinais de o apetite da mídia pela história estar diminuindo.

- Esse frenesi vai continuar até o dia em que for fechado o acordo do divórcio. Os editores se deixarão influenciar pelo interesse que existe em torno do caso - disse Alan Williams, executivo-chefe da Big Pictures.

- Heather tem plena consciência do poder da publicidade.