Os Beatles emplacaram alguns dos discos mais vendidos de todos os tempos nas listas de música pop dos EUA divulgadas na quarta-feira, graças ao badalado relançamento das obras completas do quarteto.
Ao todo, os Beatles venderam 626 mil discos durante a semana encerrada em 13 de setembro, segundo a consultoria Nielsen SoundScan. Até a semana passada, haviam vendido apenas 635 mil cópias desde o começo do ano, um nível baixo para os padrões da banda, já que os fãs estavam se guardando para os relançamentos na semana passada - dia 09/09/09.
Na lista da semana passada, o clássico "Abbey Road" (1969), com 89 mil cópias, ficou em terceiro lugar em vendas nos EUA. "Sgt. Pepper's Lonely Heart's Club Band" (1967), considerado por muitos como o melhor disco de todos os tempos, ficou em quinto lugar, com 74 mil cópias.
A banda, dissolvida em 1970, naturalmente não aparece com destaque na lista Billboard 200, que reúne apenas álbuns lançados nos últimos 18 meses, e não itens de catálogo.
Já na lista Top Catalog Album Chart, o quarteto emplaca 15 dos 18 primeiros lugares - espaço suficiente para todos os seus 13 álbuns de estúdio, para a compilação "Past Masters" e para a compilação "One", de 2000. Sobra espaço apenas para Michael Jackson, na 6a, 15a e 16a colocações.
Atrás de "Abbey Road" e "Sgt. Pepper's" aparecem os discos "The Beatles" (60 mil cópias vendidas), "Rubber Soul" (58 mil) e "Revolver" (46 mil), todos na lista dos dez discos mais vendidos nos EUA. O relançamento menos popular da banda foi "Yellow Submarine", com 14 mil cópias.
A lista Billboard 200 é liderada por Jay-Z, que vendeu 476 mil cópias do seu "The Blueprint 3". É o quinto álbum do rapper a liderar a lista. Só os Beatles superaram essa marca, com 19 discos.
Em segundo lugar veio a estrela da Disney Miley Cirus, cujo "The Time of Our Lives" vendeu 120 mil cópias na sua terceira semana após o lançamento.
Mas os Beatles ainda conseguiram duas vagas na Billboard 200, relativas às caixas contendo sua obra completa, o que são considerados como novos lançamentos. As caixas foram oferecidas nas versões estéreo e mono, gerando um acirrado debate sobre qual é melhor.
Na eleição do consumidor, venceu a versão estéreo - 26 mil cópias, 15º lugar na lista, contra 12 mil cópias da versão mono, em 40º Lugar.
A versão estéreo tem 13 CDs, mais "Past Masters", enquanto a versão mono omite "Yellow Submarine", "Abbey Road" e "Let It Be", gravadas originalmente em estéreo.
Os álbuns dos Beatles foram lançados nos EUA pela Capitol Records, do grupo EMI, que pertence à empresa de investimentos Terra Firma.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião