A região do Tamanduá, a 42 quilômetros de Curitiba, uma das quatro localidades turísticas de Balsa Nova, é rica em atrativos turísticos. Rios, trilhas e panelas d´água atraem visitantes, que podem contratar agências ou o serviço de pousadas locais. Programas de cicloturismo, cavalgada e caminhada entre cachoeiras como a do Escorregão e a do Alemão são imperdíveis. No restante da região, há chácaras abertas para colheita de frutas colha-e-pague e refeições coloniais especiais.
Não deixe de visitar a Capela Nossa Senhora da Conceição. Simples e histórica, é considerada uma das primeiras capelas do estado, tendo sido construída em 1730. Há mistérios e lendas em torno da construção, que teria sido utilizada para os jesuítas esconderem ouro em suas paredes, teto e chão, na hora de sua fuga.
Na confluência do Rio dos Papagaios e o Tamanduá tem a contrução Ponte dos Arcos que vale a pena conferir.
Repleto de piscinas naturais e panelas d'água redondas, chamadas de hidromassagem natural, no Rio Tamanduá os visitantes podem se divertir em banhos relaxantes em meio à natureza.
Outras regiões de Balsa Nova como São Luiz do Purunã, região das Serras e do Bugre têm atrativos próprios que também merecem ser visitadas. Nesta última, há a Chácara do Vinho Maruka, onde o turista pode participar de um colha-e-pague de uvas nas safras de fevereiro e março, além de acompanhar a fabricação de vinho. Fone: (41) 3636-1246.
Nas outras três regiões que formam Balsa Nova, o turista pode curtir o Parque Manancial, com canchas, trilhas para caminhadas e mirante, o Canyon do Amola Faca, de relevo acidentado, repleto de mirantes naturais, ideal para mountain bike e vôo livre, e as belas Escarpas de São Luiz do Purunã.
O visitante deve levar água, repelente, protetor solar, roupas leves/calças para as trilhas, roupa de banho, calçados resistentes e confortáveis.
Como chegar
Para chegar à capela, siga pela BR-277, Rodovia do Café, até São Luís do Purunã. Chegando na Vila do Tamanduá, vire à direita na Casa do Artesanato, passe pelo túnel (embaixo da BR-277) e siga até a Estrada do Tamanduá. Na estrada, vire à direita após 5,5 quilômetros.
O passeio pode ser feito de forma independente, mas há agências e pousadas locais que oferecem roteiros com preços que variam de acordo com o grupo e programação.
Serviço: Prefeitura Municipal de Balsa Nova: (41) 3636-8000. Secretaria de Turismo: 3636-8010. Hospital de Balsa Nova: (41) 3636-1212. Corpo de Bombeiros: 190. Chácara do Vinho Maruka, (41) 3636 1246.
- Perto de casa, mas com muita diversão
- Porcelanas com estilo e um bom café colonial
- Cachoeiras, saltos de parapente e comida tropeira
- Muita sofisticação num passeio de trem
- Pedaladas ecológicas entre vilarejos, riachos e recantos
- Para desbravadores do subterrâneo e amantes da biologia
- Um dia na fazenda para aproveitar a natureza com amigos
- De comida típica a produtos orgânicos e tempero histórico
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião