Embora as artes plásticas façam parte da vida da pintora paranaense Jo Sampaio desde os seus 12 anos de idade, o universo lúdico dos brinquedos de infância só começaram a influenciar o seu trabalho depois de adulta.
A exposição Cores, que apresenta uma pequena retrospetiva de seus últimos três anos de carreira, pode ser conferida a partir de hoje à noite, na Risotteria Zafferano, que está inaugurando um novo espaço cultural, dedicado à arte paranaense. Dez obras em acrílico sobre tela, que retratam a infância, a adolescência e o mundo das brincadeiras, serão exibidas para o público até o fim de novembro.
Foram os pequenos modelos que ela fotografava para anúncios e campanhas publicitárias que incentivaram Jo a criar os quadros, caracterizados pelas cores fortes e traços criativos e descontraídos. Medusa Confusa, Drica Elástica e Luiza Amachapeu são apenas algumas das divertidas personagens com nome e sobrenome, que compõem as historietas retratadas por ela. "Fiz os quadros para alegrar o meu estúdio, e elas fizeram o maior sucesso entre as crianças e as mães. Comecei a receber tantas encomendas que tive de largar a fotografia para me dedicar apenas à pintura", conta.
Os desenhos abstratos que a artista criava antes de estudar Publicidade na Universidade Federal do Paraná (UFPR) também ficaram de lado e abriram espaço para uma produção explicitamente mais comercial. Hoje em dia, os desenhos fazem parte de quadros decorativos e também ganham vida em camisetas. "Não me preocupo com esse rótulo, mas conheço algumas pessoas que se incomodam com isso. Não consideram o que faço como arte e pensam que tudo é muito fácil, mas não é bem assim. O mais importante é que ganho a vida com algo que me diverte muito", argumenta.
Qualquer comparação com o estilo de Romero Brito é mera coincidência, garante a pintora. Ela acredita que existem semelhanças, principalmente em relação às cores e os temas, mas que as propostas são bem distintas.
Uma próxima exposição de Jo Sampaio, com novas personagens, está sendo planejada para junho do ano que vem. Enquanto isso, os seus trabalhos também podem ser encontrados no Espaço das Artes, do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775).
Serviço: Abertura da exposição Cores, de Jo Sampaio. Espaçoarte Zafferano (R. Eurípedes Garcez do Nascimento, 638), (41)3253-6286. De terça a sábado, das 12 às 14 horas, e das 19h30 às 23 horas; domingo, das 12 às 15 horas. Até 27 de novembro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião