Ben Affleck e Mick Jagger se reuniram nesta quarta-feira para lançar o curta-metragem "Gimme Shelter", que chama a atenção para a história das famílias congolesas que saíram de casa após uma década de guerras.
Affleck, ganhador de um Oscar e que já viajou quatro vezes à África central desde 2007, dirigiu o filme no mês passado na província de Kivu do Norte, no Congo, para ajudar a levantar 23 milhões de dólares para a agência de refugiados da ONU no Congo.
O filme remete à música de 1969 dos Rolling Stones, "Gimme Shelter", escrita por Jagger e por Keith Richards. Divulgada na época da guerra do Vietnã, a música tem o refrão: "War, children, it's just a shot away, it's just a shot away" (A guerra, crianças, está a um tiro de distância).
Cerca de 5,4 milhões de pessoas já morreram pela guerra e por fome e doenças relacionadas ao conflito da última década na República Democrática do Congo. A violência étnica no país teve origem no genocídio de Ruanda, em 1994, quando extremistas hutus atacaram os tutsis.
"Uma parte grande demais do mundo está indiferente, ou desviando o olhar", disse Affleck em comunicado no lançamento do filme. "Peço às pessoas que não olhem para o outro lado, não desliguem a TV quando aparecerem as notícias sobre a violência no Congo."
Ainda que o Congo tenha realizado eleições bem-sucedidas em 2006, a violência continuou.
Rebeldes liderados pelo general Laurent Nkunda deixaram o Exército e dominam desde agosto faixas de território na província de Kivu do Norte. Aproximadamente 250 mil pessoas já fugiram da região.
O filme traz a história das famílias forçadas a deixar suas casas. Elas fazem parte do número estimado de 1,3 milhão de refugiados do Congo, de acordo com a ONU.
O filme será distribuído pela Internet, no endereço www.unhcr.org, na televisão e nos cinemas.
"Espero que esse vídeo ajude a salientar o drama das centenas de milhares de refugiados, e também de milhares de pessoas inocentes que estão perdendo a vida desnecessariamente lá", disse Jagger em comunicado.
Mick Jagger e os Rolling Stones doaram os direitos sobre a música para a campanha, com o objetivo de arrecadar recursos para kits de assistência humanitária de emergência, com cantis, aparelhos para cozinhar, lençóis térmicos, colchonetes, redes contra mosquitos e plásticos necessários para a construção de abrigos.
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