O Festival de Berlim já tem os primeiros títulos da mostra oficial de sua 59ª edição, que acontece de 5 a 15 de fevereiro do próximo ano. O filme de abertura será The International, co-produção teuto-britânico, dirigida por Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra), thriller que aborda as transações de negócios criminosos que financiam a guerra e o terror.
A história segue o agente da Interpol Louis Salinger (Clive Owen) e a advogada nova-iorquina Eleanor Whitman (Naomi Watts), que estão determinados a revelar as atividades ilegais de um dos bancos mais poderosos do mundo e dispostos a arriscar suas próprias vidas nesse processo. Owen e Watts lideram um elenco estelar, que inclui Brian F. O Byrne e o consagrado ator alemão Armin Mueller-Stahl (de Senhores do Crime).
Os dez primeiros filmes selecionados incluem títulos da China, Grécia, Inglaterra, Suécia, Estados Unidos e Alemanha e quatro terão estréia mundial em Berlim.
Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, disse que muitos dos filmes escolhidos exploram o mundo globalizado e o seu impacto na vida privada das pessoas.
Entre os escolhidos, os destaques são Mammoth (Suécia/Alemanha/Dinamarca), de Lukas Moodysson, com Gael Garcia Bernal e Michelle Williams; The Reader (EUA/ Alemanha), de Stephen Daldry, estrelado por Kate Winslet e Ralph Fiennes; Forever Enthralled (China) de Chen Kaige; e The Dust of Time (Grécia/Alemanha/Itália/Rússia), de Theo Angelopoulos, que será mostrado fora de competição.
A atriz escocesa Tilda Swinton (oscarizada por Conduta de Risco) será presidente do júri da mostra oficial.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast