No ano em que sedia a Copa do Mundo de Futebol, a Alemanha vai trazer de volta a famosa "Love Parade", megafesta techno de rua, que deixou de ser realizada há dois anos por falta de recursos financeiros. A nova edição do evento, que costuma mobilizar multidões durante um dia inteiro e ao longo de uma madrugada, será realizada no dia 15 de julho - seis dias após a final da Copa do Mundo. ( Clique aqui para acessar as dicas sobre Berlim no Guia das cidades da Copa).
Para marcar a volta da Love Parade serão levados às ruas de Berlim 40 caminhões transformados em verdadeiras boates ambulantes que circularão na tradicional Avenida 17 de Junho (Strasse des 17. Juni), entre o Portal de Brandenburgo e a Coluna da Vitória (Siegessäule). O custo total dos desfiles e dos DJs techno está estimado em US$ 2,98 milhões.
De acordo com o fundador e organizador da Love Parade, Matthias Roeingh - também conhecido como ''DJ Dr. Motte'' - pelo menos um milhão de fãs de música techno devem parar a capital alemã em julho deste ano.
- Acreditamos que a Love Parade está viva. É uma conclusão adequada para a Copa do Mundo - disse Roeingh, ao anunciar a retomada do festival graças a uma nova empresa patrocinadora. A Love Parade começou como uma festa de rua reunindo cerca de 200 pessoas na Alemanha - ainda dividida - em 1989, mas rapidamente se expandiu depois da queda do Muro de Berlim. O evento tornou-se símbolo da imagem de Berlim durante os anos 90, com o número de freqüentadores subindo para 1,5 milhão. Mas, o evento vinha perdendo força até o colapso financeiro, há dois anos. A Love Parade começou a gerar prejuízo após perder o status de manifestação em 2001, forçando seus organizadores a pagar por serviços antes ofertados gratuitamente pela administração local nos anos anteriores, tais como o bloqueio de ruas, a recolocação de pontos de ônibus e a limpeza do lixo deixado pelos foliões.
A festa de rua passou, então, a ser realizada nos últimos anos na Áustria, na Suíça, na Grã-Bretanha, em Israel, na África do Sul, no México e em São Francisco. Na opinião de Rainer Schaller, proprietário da maior rede de fitness da Alemanha, McFit, e nova patrocinadora da Love Parade, já era hora de trazer o evento de volta para casa.
- A Love Parade é um sucesso de exportação alemão. Essa marca atingiu um status 'cult' e conhecida no mundo todo. O fato de o megaevento não ser feito em sua terra natal por causa de problemas financeiros era inaceitável para mim - disse Schaller.
De acordo com o DJ Dr. Motte, os organizadores do festival estavam discutindo a situação de segurança com a polícia alemã e outras autoridades, a fim de garantir que a festa fosse segura e ordeira. Outro ponto negociado foi o compromisso da organização com a preservação do Tiergarten, parque conhecido como "o pulmão verde" de Berlim.
Motte disse ainda que os organizadores vão erguer cabines para alertar os foliões sobre os efeitos negativos das drogas, bem populares entre os participantes como recurso para agüentar horas seguidas de festa sem interrupção.
- Acho que a Love Parade deveria dizer que achamos brega as drogas - disse o DJ.
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