Esta sexta-feira (12) será marcada por um certo contorno histórico na trajetória da literatura brasileira recente. Três autoras autografarão, na Biblioteca Pública do Paraná, a partir das 10h30 horas, os livros ganhadores do Prêmio Paraná de Literatura de 2014. Elas venceram todas as categorias poesia, conto e romance , em um caso raro de domínio da literatura feita por mulheres no cenário editorial nacional.Na esteira de Marina Colasanti, que amealhou o Jabuti de Melhor Livro do Ano por "Breve História de Um Pequeno Amor", Sônia Barros, Adriana Griner e Vanessa Barbara ganharam, respectivamente, por "Fios, No Início" e "Operação Impensável". Elas foram escolhidas por uma comissão julgadora, formada por nove membros do meio literário, entre mais de 600 inscritos.
DescaminhosVencedora na categoria poesia, "Fios", de Sônia Barros, é um percurso existencial singular, onde a tradição literária caminha com as reflexões sobre as dificuldades de entender a vida. Com menções a Armando Freitas Filho, Nise da Silveira e Octavio Paz, a obra concilia a erudição a uma informalidade encantadora, a dizer que pouco resta "a não ser equilibrar-se/ em fios de alta tensão". Um livro muito acima da média.
História do mundoEm "No Início", a carioca Adriana Griner apresenta uma bela contagem pessoal do "Velho Testamento". Partindo de Adão e Eva, ela reconstrói ao modo das antigas narrativas orais uma interessante (e pretensiosa) releitura das principais passagens bíblicas, como a queda da Torre de Babel e a tragédia de Esaú e Jacó.Surpreende tratar-se de um livro de estreante, dada a precisão da forma, as ambições estéticas e um humor delicado. "Sarai para todos estava no auge de sua beleza. Uma beleza madura, feita de curvas e voltas. Não mais o bichinho diáfano que enlouquecia os jovens e embevecia os velhos."
Guerras conjugaisA jornalista, romancista e cronista Vanessa Barbara sabe das coisas. Seu "Operação Impensável" é daqueles livros que ganham o leitor logo na primeira página. Ao narrar a desconstrução de um relacionamento pela ótica peculiar de uma mulher, ela criou um livro ágil, de estrutura inovadora, envolvente do humor à tragédia e a comprovar porque é uma das grandes promessas da literatura brasileira atual.Cada autora receberá R$ 40 mil de premiação. A tiragem de mil exemplares terá distribuição dirigida. ServiçoEntrega do Prêmio Paraná de Literatura 2014, 12 de dezembro, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133. Entrada franca.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião