Além do Panorama da Arte Brasileira de São Paulo, um outro importante evento agita o cenário das artes visuais no país. A 5.ª Bienal do Mercosul acontece de 30 de setembro a 4 de dezembro em Porto Alegre e reúne cerca de 173 artistas do Brasil, Argentina, México, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
A mostra deste ano vai abordar o tema Histórias da Arte e do Espaço e compreenderá quatro temas, que inserem todas as nacionalidades: Da Escultura à Instalação, Transformações do Espaço Público, Direções no Novo Espaço e A Persistência da Pintura.
O destaque fica por conta de uma exposição especial, realizada em homenagem ao escultor mineiro Amílcar de Castro, morto em 2002. Fronteiras da Linguagem apresenta trabalhos de artistas convidados, de países que não fazem parte do Mercosul, entre eles os norte-americanos Ilya e Emilia Kabakov e Stephen Vitello, a artista iugoslava Marina Abramovic e o cineasta francês Pierre Coulibeuf.
Entre os mais de 80 artistas brasileiros selecionados para a bienal, estão Lygia Clark, José Bechara, Waltércio Caldas e Hélio Oititica.
As mostras acontecem no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Usina do Gasômetro, Largo Glênio Peres, em armazéns do Cais do Porto e em espaços da Orla do Guaíba. A entrada aos visitantes é gratuita.
Datas
* A exposição Panorama da Arte Brasileira 2005 existe desde 1969 e é uma das mais tradicionais do calendários de artes visuais no país.
* O Panorama deste ano abre no dia 29 de outubro, às 11 horas, no Museu de Arte Moderna MAM, em São Paulo.
* A mostra permanece aberta ao público de 30 de outubro de 2005 a janeiro de 2006.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”