A realização da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3) e a 8ª Reunião das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP0-8), promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Curitiba, a partir desta segunda-feira (13), está sendo um incentivo para novas exposições que acontecem na cidade. Algumas mostras já podem ser conferidas e outras duas são abertas neste sábado (11).
O descobrimento de rios e florestas do estado poderá ser relembrado na exposição "A História Ambiental do Paraná de Reinhard Maack". A mostra fotográfica, que será aberta neste sábado (11), no Museu Oscar Niemeyer (MON), apresenta 50 fotografias em preto-e-branco, terminal multimídia e projeção de filme em 16 milímetros, dedicados à atuação do pesquisador alemão.
Reinhard Maack fixou-se no Paraná em 1926 e logo iniciou uma série de expedições pioneiras pelo estado, conquistando o título de primeiro naturalista do Paraná. Foi ele o descobridor do Pico Paraná e da tribo de índios Xetás. A mostra já foi apresentada, no ano passado, na Alemanha, no Museu de História Natural de Karlsruhe (Staatliches Museum für Naturkunde karlsruhe), e está em exposição permanente no museu municipal de Herford, cidade natal de Maack. Em Curitiba pode ser conferida até 2 de abril.
O Espaço de Arte Jayabujamra, localizado no Mabu Royal e Premium Hotel inaugura, também neste sábado, a exposição "Biodiversidade Consciência e Arte". O evento reúne mais de 60 trabalhos, entre pinturas, desenhos, fotografias, colagem e técnicas mistas, de 30 artistas paranaenses, com curadoria de Edison Viriato. Todas as obras trazem uma abordagem criativa e sensível para o tema segurança e diversidade biológica, pauta da Conferência da ONU.
Outras exposições
O shopping Estação recebe a exposição fotográfica "NorthSouthEastWest". São 24 painéis com imagens captadas por dez fotógrafos que percorreram o mundo para ilustrar os impactos da mudança climática e as soluções que estão sendo implementadas para reduzir as emissões de carbono em comunidades do norte, sul, leste e oeste do planeta. A mostra pode ser conferida no espaço Boulevard do centro de compras.
As manifestações da cultura paranaense, em especial o artesanato, estão na mostra "Arte Popular Paranaense", organizada pelo Provopar Ação Social na Praça de Eventos do Shopping Crystal Plaza. A idéia é dar visibilidade ao trabalho artesanal desenvolvido em diferentes regiões do estado para os participantes do evento. Além de mostrar os trabalhos, a exposição contará com oficinas de artesanato, onde o público poderá ver o artesão trabalhando em suas peças.
Agenda
O MON inaugura ainda este mês mais cinco exposições com artistas locais, nacionais e internacionais. No dia 14, começa a individual de Estanislau Traple, apontado como um dos mais fiéis discípulos e seguidores de Alfredo Andersen, e "Fragmentos de Modernidade", coletânea de obras de artistas que compõem o acervo da instituição. Dia 16, o MON exibe as xilopinturas do arquiteto, pintor e gravador Carlos Colombino, representante da arte moderna paraguaia. Fecham a programação de março as exposições "Ianelli Os Caminhos da Figuração" e "Os Motivos de Guignard".
Confira o roteiro de exposições
Serviço: "A História Ambiental do Paraná de Reinhard Maack". Abertura sábado (11) às 19 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Visitas de terça a domingo das 10h às 18 horas. R$ 4,00. Tel.: (41) 3350-4400. Até 2 de abril. www.museuoscarniemeyer.org.br
"Biodiversidade Consciência e Arte". De 11 de março a 13 de maio. Espaço de Arte Jayabujamra - Mabu Royal e Premium Hotel (Praça Santos Andrade, s/nº) Tel.: 3219-6000. Entrada franca.
Exposição fotográfica "NorthSouthEastWest". Até 30 de março, das 10 às 22 horas. Boulevard do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775) Tel.: 3340-2636. Entrada franca.
Arte Popular Parananese. Até 31 de março das 10h às 22 horas. Shopping Crystal Plaza (Rua Comendador Araújo, 731 Batel) Entrada franca.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião