A viúva do educador Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, vêm a Curitiba esta semana para o lançamento da biografia "Paulo Freire - Uma História de Vida". O livro, lançado no último mês de agosto pela editora Villa das Letras, traça um retrato da infância e adolescência de Freire, desde suas primeiras leituras até a faculdade de Direito, tudo vivido em Recife, capital de Pernambuco.
No livro, Nita, como é conhecida a viúva de Paulo Freire, enfatiza a formação humanista do educador, as iniciativas como professor de língua portuguesa e outras atividades pedagógicas exercidas até surgir o educador revolucionário, que, em 1963, diante da efervescência política do momento histórico brasileiro, desenvolveu a chamada "Experiência de Angicos", alfabetizando 300 trabalhadores em 45 dias no Rio Grande do Norte.
Freire não concebia a educação como um fim em si mesma, mas como um instrumento de mudança da realidade e transformação do mundo. Daí o inevitável viés político que seu trabalho assumiu. O método de alfabetização de adultos que criou, conhecido como o método Paulo Freire, foi apenas um dos instrumentos para despertar nas pessoas a compreensão da palavra e do mundo.
O posterior exílio a partir de 1964 e o reterno ao Brasil em 1979 estão na obra que será lançada na próxima quinta-feira (28), a partir das 19 horas, na Livraria Arte e Letra, no bairro Batel em Curitiba. A autora estará autografando a obra.
Serviço: Lançamento do livro "Paulo Freire - Uma história de vida", de Ana Maria Araújo Freire. Quinta-feira (28) a partir das 19 horas. Livraria Arte & Letra (Alameda Taunay, 40, junto ao Lucca Café) Tel.: 3039-6895. Entrada franca.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano