Curitiba não tem tradição de brincar carnaval, mas isto não significa que não existem foliões apaixonados pela tradicional festa brasileira, na capital paranaense. Uma das provas de que há quem não dispensa o carnaval em Curitiba, são os cortejos pré-carnavalescos, promovido pelo bloco Garibaldis e Sacis, que desde o primeiro domingo de janeiro, promove a festa popular no centro histórico da cidade. A cada domingo é sugerido um tema para os brincantes aparecerem fantasiados. Este domingo (4) será o dia dos Super-Heróis.
A produtora Nayamim Moscal, uma das brincantes do bloco Garibaldis e Sacis, diz que o carnaval é de todos. "É uma bagunça organizada. Quem vai canta, dança e toca o instrumento que levar. Este ano um amigo está levando um carro de som pra segurar a voz, mas é tudo bem democrático e informal", contou. Marchinhas de carnaval, enredos de escolas de samba e até funks animam o cortejo.
Há cerca de nove anos que a brincadeira teve início e vem se repetindo a cada ano, até o domingo que antecede o carnaval. O nome do bloco faz referência a dois pontos extremos da região, a sociedade Garibaldi, próximo ao relógio das flores, e o bar do Saci, no Largo da Ordem.
A concentração para o cortejo carnavalesco começa às 15 horas, em frente ao bar Brasileirinho (próximo ao Conservatório de Música Popular Brasileira). Dali, o grupo segue em ritmo de folia até a Sociedade Garibaldi e depois retorna ao ponto de saída. O bloco encerra a folia por volta das 20h30, mas sempre há pessoas que continuam com a batucada na rua, na frente do bar. Durante o trajeto o cortejo pára em vários pontos como na frente do Memorial de Curitiba e da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Aí, quem estiver por perto e se sentir contagiado, é só participar da festa, que não é muito grande, mas bastante animada.
Este ano, ainda há duas oportunidades para aproveitar o pré-carnaval curitibano: neste domingo (4), com a fantasia de super-herói e no domingo 11 de fevereiro, "dia do invertido", quando os homens se fantasiam de mulheres e vice versa. No último domingo está prevista a participação do Maracaeté, grupo de Maracatu, no cortejo carnavalesco.
Grito
Na região do bairro Rebouças, o bar Congresso do Chopp vai promover onze noites de grito de carnaval, a partir da terça-feira (6), até a sexta-feira (16), para satisfazer os foliões. O bar receberá decoração especial para que o público possa dançar ao som do samba e pagode. A animação ficará por conta dos seguintes grupos: Prestenção, Melodia, Soul Samba, Ebubufulô, Divina Luz, Gogó de Ouro e os Arteiros do Samba e duas noites com os principais puxadores das escolas de samba de Curitiba. Para não perder o ritmo, excepcionalmente, a casa vai abrir também no domingo, dia 11. Não serão aceitas reservas de mesa para nenhuma noite.
Oficial
A programação oficial de Carnaval de Curitiba prevê bailes nas ruas da Cidadanina do Bairro Novo e da Fazendinha. Os bailes vão acontecer na segunda (19) e terça-feira (20), a partir das 15 horas. O desfile das escolas de samba está previsto para o sábado (17), a partir das 18 horas, em uma estrutura que será montada na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A programação começa com desfile de blocos do chamado grupo de ascenção. O primeiro a desfilar é o bloco de Afoxé, seguido do Rancho das Flores e desfile do Grupo Dignidade. Em seguida passam as escolas do grupo A: Jesus Bom à Beça, Acadêmicos da Realeza, Embaixadores da Alegria e Mocidade Azul.
Esta programação pode ser alterada, porque alguns grupos ainda estão com pendências junto a Fundação Cultural de Curitiba, instituição responsável pelo carnaval da cidade.
A programação pré e para o Carnaval já está esboçada. O que você pretende fazer neste período?
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião