Grupo Mandicuera faz tradicional apresentação do Boi de Mamão em Paranaguá| Foto: Walter Alves/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Grupo Mandicuera faz tradicional apresentação do Boi de Mamão em Paranaguá
Grupo Mandicuera faz tradicional apresentação do Boi de Mamão em Paranaguá
Grupo Mandicuera faz tradicional apresentação do Boi de Mamão em Paranaguá
Grupo Mandicuera faz tradicional apresentação do Boi de Mamão em Paranaguá
CARREGANDO :)

O grupo Mandicuera fez na tarde deste sábado (9) uma apresentação de Boi de Mamão na Avenida da Praia de Paranaguá. A ideia é resgatar a tradição do Boi de Mamão, típica do carnaval do litoral paranaense, com uma história atualizada e que busca interação e participação do público o tempo inteiro.

Mesmo com o chuvisco insistente que cai na cidade durante a tarde, bastante gente foi conferir a brincadeira, tradicional do carnaval paranaense. E quem está ao redor, além das risadas garantidas, é convidado a participar da história. Crianças foram chamadas para brincar de pau de fita (cada uma pega a ponta de fita colorida e tem que se intercalar para trançá-la em um poste central), outro foi chamado para fazer o papel de padre na história e assim por diante.

Publicidade

A folia do boi é tradição em todo o Brasil. No Sul, a brincadeira foi adaptada à realidade local. O nome se deve ao improviso do começo: para caracterizar o boi, os caiçaras usavam um mamão no rosto.

O grupo que fez a apresentação é composto por pessoas de Paranaguá e Curitiba. Bruno Romã Mocellin, um dos personagens da história, é curitibano. "O Boi de Mamão é a minha menina dos olhos. Você fica a madrugada inteira trabalhando, montando as fantasias e ensaiando, só para ver uma criança sorrir. Vale a pena cada sorriso", diz.

História

A história do Boi de Mamão fala sobre morte e ressurreição. O tema é central em todas as folias de boi ao redor do país, como o Boi Bumbá, mas o enredo se modifica de região para região. Por exemplo, no Norte, quem morre é boi. No Sul, é o Pai Mateus.

Em uma brincadeira, o boi acaba matando sem querer o Pai Mateus. Eles chamam um doutor, que faz palhaçadas e no fim acaba conseguindo ressuscitar o Pai Mateus. Depois, em outra brincadeira, Pai Mateus mata uma vaca. Um delegado é chamado para resolver o caso e tudo vira uma bagunça. Entra em cena o Tamanduá, personagem inspirado em uma figura de Paranaguá, que também participa da confusão. Depois, um advogado é chamado. Por fim, um jacaré entra em cena, engole as crianças e aumenta de tamanho até "excretá-las" depois.

Publicidade

Em todo o tempo, os tichipás – seres com a cara pintada de preto e roupas coloridas – vão guiando o enredo. Eles representam palhaços e sempre acabam se dando bem nas confusões que aprontam. Toda a apresentação é acompanhada por uma banda, que vai narrando os acontecimentos com música. Eles utilizam instrumentos típicos do litoral do Paraná, com violas e rabecas.

Fandango

Por volta das 22h deste sábado o grupo faz uma apresentação de fandango no Club Mangue Seco, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A entrada é gratuita. "Fandango até o amanhacer, com muito fandango e muita cataia. Serão sorteados muitos prêmios, como ninhadas de gato", brinca um dos integrantes do Grupo Mandicuera. O grupo anunciou que vai fazer a apresentação em todos os próximos carnavais.

Na terça-feira (12) os personagens do Boi de Mamão vão participar do CarnaIlha, no Campo do Itiberê. Dessa vez, eles não apresentarão a história, mas brincarão com o público.

Publicidade

Veja imagens da apresentação do Boi de Mamão