• Carregando...
Othon Bastos e Eva Wilma formam um tradicional casal em "O Manifesto" | João Caldas/Divulgação
Othon Bastos e Eva Wilma formam um tradicional casal em "O Manifesto"| Foto: João Caldas/Divulgação

Um desfile da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) marca o início do 16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos (FETB), promovido sempre no mês de julho pelo Centro Cultural Teatro Guairá (CCTG), em Curitiba. A Boca Maldita será o destino do desfile de bonecos gigantes de São José dos Pinhais, acompanhados pela Banda do Colégio Estadual do Paraná e de artistas bonequeiros de todo o estado. A marcha, começa às 10 horas, em frente à Praça Santos Andrade. Logo após o desfile, ao meio-dia, o Grupo Mamulengos do Riso, de Pernambuco, apresenta a peça "A Fazenda do Coronel Manuel Pacaru". O bonequeiro Zé Lopes, que se utiliza da técnica de luva e vara, é autor e diretor do espetáculo. O evento se repete no domingo (8), nas Arcadas de São Francisco, ocasião em que também serão apresentados os espetáculos "A Fazendo do Coronel Pacaru" e "Auto de Guaraqueçaba", da Cia. Ti Biri Bão, que trata dos costumes do povo litorâneo.Este ano o FETB reúne, até o próximo dia 15, 21 grupos paranaenses, 14 de outros estados brasileiros e uma companhia Argentina. Durante o evento o público curitibano que acompanha o festival tem a oportunidade de se divertir com uma gama variada de estilos, técnicas e propostas de teatro de bonecos. Além das apresentações, o CCTG prevê uma série de palestras, debates, reuniões e exposições em parceria com a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) e a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB). A intenção é proporcionar o intercâmbio entre grupos e profissionais.

O Mini-Auditório do Teatro Guaíra, o Guairinha e o Teatro José Maria Santos são os palcos principais do festival, mas também haverá sessões no auditório da Biblioteca Pública do Paraná e em quatro espaços de rua: Arcadas do Alto de São Francisco (na região do Largo da Ordem), Boca Maldita, Teatro de Lona (em frente às escadarias da Universidade Federal do Paraná) e Teatro Inflável (ao lado da entrada do Guairão). Um espetáculo móvel, o Teatro de Caixa, será visto em diversos locais do evento. Além disso, o Salão de Exposições do Teatro Guaíra abriga a mostra dedicada ao festival.

ProgramaçãoAs apresentações nos teatros acontecem às 15h, 17h e 20 horas. Já nos espaços alternativos acontecem a partir das 10 horas. Neste primeiro fim de semana de FETB estão previstas as apresentações dos seguintes espetáculos: "A Fazenda do Coronel Manuel Pacaru" (PE), "Auto de Guaraqueçaba"(PR), "Pai do Mato"(PR), "Eleontina" (SC), "100 Shakespeare" (SP), "Domingo, Pede Cachimbo" (PR), "Pupi" (PR) e "Rajasthani Circus" (PR). Na segunda-feira (9) entram em cena as montagens: "O Patinho Feio" (PR), "O Cabaré dos Quase-Vivos" (SP), "Dois Números = Por um fio mais de dentro" (RJ), "A Vida é Sonho" (PR), "Luvazine" (PR) e "Show do Menestrel" (PR).

A única atração internacional do evento, o grupo Los Títeres de La Huachaca , apresenta o espetáculo "Historia de Muñecos" na próxima sexta-feira (13). Os ingressos para as apresentações nos teatros custam R$ 6,00.

Confira no Guias e Roteiros os horários e endereços das apresentações

Serviço: 16º Festival Espetacualar de Teatro de Bonecos (FETB). De 8 a 15 de julho. Apresentações no Guairinha (Rua XV de Novembro, s/nº), Mini-Auditório do Teatro Guaíra (Rua Amintas de Barros, S/nº) Tel.: 3304-7982. Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655) Tel.: 3322-7150. R$ 6,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]