"Carnival begins now!" ("o carnaval começa agora!"). Essa foi a primeira declaração pública do cantor Bono Vox, vocalista do grupo irlandês U2, após sua chegada a Salvador, no fim da tarde desta quarta-feira. Ele, o guitarrista The Edge, o baterista Larry Mullen, o baixista Adam Clayton e mais uma comitiva de 40 pessoas foram recepcionados com uma salva de palmas por um pequeno grupo de privilegiados que se encontrava no Terminal de Cargas Aéreas do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.
Demonstrando simpatia pelos brasileiros, Bono e The Edge se afastaram das vans onde deveriam embarcar e foram em direção à área operacional do aeroporto, cumprimentando um por um os funcionários envolvidos na operação, além de alguns admiradores.
Como a área era totalmente reservada, os apertos de mão, abraços e fotografias ocorreram sem pressa. Depois de deixar o aeroporto, a comitiva seguiu em direção ao Litoral Norte, onde o grupo descansou, para mais tarde participar de um jantar oferecido por Flora Gil, esposa do ministro, na residência da família, no Horto Florestal. O encontro teve a presença do governador Paulo Souto e do prefeito João Henrique.
A vinda do U2 a Salvador é resultado de um convite feito por Gilberto Gil no ano retrasado. Assim que soube que os irlandeses estariam em turnê no Brasil no período do carnaval, ele enviou uma carta a assessores de Bono Vox sugerindo a presença do grupo no camarote Expresso 2222.
Os dois se encontraram no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro de 2005, mas o cantor não tocou no assunto. A resposta positiva só veio há dez dias, quando Gil começou a se programar para receber as estrelas do pop mundial.
Por enquanto, não há programação de apresentação do grupo durante os dias de folia. A única informação oficial divulgada é a de que os integrantes do U2 estarão no Expresso 2222 nesta quinta-feira. Como se veste de Filhos de Gandi todos os anos, o ministro prometeu oferecer uma fantasia para que Bono use no camarote.